3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Cooperativa pede mudanças na legislação que trata do transporte de vans

Cooperativa pede mudanças na legislação que trata do transporte de vans

16/10/2013 03h39 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Cooperativa pede mudanças na legislação que trata do transporte de vans

O presidente da Cooperativa de Vans de São Carlos (Coopervansc), Emerson Vergara, apelou, durante a sessão da Câmara desta terça-feira, 15, por mudanças na legislação que trata do serviço de transporte coletivo escolar.

 

Vergara alega que o secretário de Transporte e Trânsito, Celso Higashi, não tem dado atenção necessária à reivindicação da categoria. Atualmente, o alvará de licença para a operação de uma van na cidade é concedido para cada dois mil habitantes; a cooperativa pretende reduzir esse número para 1.750 habitantes.

Outro ponto de reivindicação da cooperativa diz respeito ao cumprimento do primeiro parágrafo do artigo quinto da lei, que obriga o Departamento de Transporte e Trânsito da Prefeitura alterar a permissão correspondente às licenças quando há o aumento da população.

“Quando a lei foi sancionada, em 2004, São Carlos tinha 210 mil habitantes. Hoje são 236 mil, de acordo com o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]”.

De acordo com Vergara, Higashi tem descumprido a legislação e pede mudanças rápidas. “O secretário precisa entender que mobilidade urbana não se faz com placas ou pintura de faixas, mas com vidas”.

Vergara comentou que as vans auxiliam o transporte coletivo de São Carlos. “No último final de semana, com a Tusca [Taça Universitária de São Carlos] transportamos dois mil alunos. Então, entendemos que as vans merecem atenção especial da Prefeitura porque o transporte tem demanda e essa demanda cresceu”, explica.

Ainda na noite de ontem, tentamos um contato com o secretário Celso Higashi para saber se haverá mudanças na legislação, mas o celular estava desligado. “Da parte da Câmara, vamos dar toda a atenção à reivindicação da Cooperativa e vamos ser o canal de interlocução para que haja um consenso entre os dois lados, cooperativa e Secretaria de Trânsito”, disse o presidente da Câmara, Marquinho Amaral (PSDB).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x