A administração municipal recebeu do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) e da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC) os primeiros relatórios técnicos de inspeção de pontes, viaduto e passarelas do município.
A ação faz parte de um convênio firmado em dezembro, que prevê o cadastramento e a avaliação das chamadas obras de arte especiais da cidade, sem custos para o município. O objetivo é mapear as condições estruturais e orientar futuras intervenções, garantindo segurança e maior vida útil às estruturas.
Foram vistoriadas quatro estruturas: o viaduto da Avenida Trabalhador São-carlense e três pontes localizadas na Rua Major Manoel Antônio de Matos, na Alameda dos Heliótropos (Cidade Jardim) e na Rua Ângelo Passeri (Jardim Alvorada).
De acordo com os relatórios, as estruturas apresentam estado de conservação regular, com sinais de envelhecimento natural e necessidade de manutenção preventiva, mas sem risco imediato de colapso.
Entre as recomendações técnicas estão:
- limpeza e conservação periódica;
- correção de infiltrações;
- reforço no sistema de drenagem;
- reparos pontuais no concreto;
- implantação de sinalização de carga máxima para veículos pesados.
Os documentos servirão como base para o planejamento de eventuais projetos de recuperação e definição do grau de prioridade de cada intervenção, contribuindo para a segurança e a mobilidade urbana no município.
