30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Ditinho quer solução de problemas na rede de esgoto

Ditinho quer solução de problemas na rede de esgoto

06/09/2012 18h32 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ditinho quer solução de problemas na rede de esgoto

O vereador Ditinho Matheus (PMDB) solicitou informações do Serviço Autônomo de Esgoto (SAAE) sobre os frequentes problemas que vêm ocorrendo no sistema de esgotamento sanitário do Parque Delta, na zona norte da cidade. Naquele bairro, segundo Ditinho, os moradores têm sofrido constantemente com os problemas no sistema de coleta de esgoto.

 

No requerimento o vereador observa que o Guia ReCESA  (Rede de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental) criado para instrução dos profissionais em treinamento na operação e manutenção de redes coletoras de esgoto, aponta que várias situações irregulares podem causar os problemas no sistema de esgotamento sanitário, não somente o fato de ligações de águas pluviais clandestinas, justificativa usadapelo SAAE nas inúmeras reclamações feitas por moradores daquela região.

Acrescenta que juntas de tubulações de mau tipo ou de má execução são falhas responsáveis por infiltrações consideráveis. O Guia ReCESA cita como fatores fundamentais na diminuição da vazão de infiltração  a melhoria na qualidade dos materiais e das juntas e o controle mais eficiente de execução de obras. “No sistema separador absoluto, as águas pluviais não devem chegar aos coletores de esgoto, mas, na realidade, sempre chegam, não somente devido aos defeitos das instalações, mas devido às ligações clandestinas, à falta de fiscalização e à negligência”, avalia.

Segundo Ditinho, “o próprio guia ressalta a importância do trabalho e das ações de saneamento na preservação do meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida da população”. No requerimento o vereador pergunta se foram feitas avaliações da real situação do sistema de esgotamento sanitário  do Parque Delta e quais as conclusões que os profissionais chegaram para solução dos problemas existentes. Também indaga que  ações estão sendo tomadas para solucionar de vez os problemas existentes e se, no caso de ligações clandestinas de águas pluviais na rede coletora de esgoto , o SAAE tem feito inspeção nos imóveis e dado procedimento às medidas cabíveis.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
roberto
roberto
11 anos atrás

ditinho não faça demagogia até ontem você estava com o contrin e não criticava o SAAE. Só o Contrin sair candidato a prefeito contra o Barba vc cobra o SAAE. Ei, seja honesto na politica, não faça jogo sujo a culpa da cidade estas nessa situação inclusive o SAAE é do seu prefeito barba. Quem indicou o Cotrin pro SAAE foi o BarbA. Então não abra a boca pra falar Bobagem.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x