17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > “Dono do aeroporto precisa querer internacionalizá-lo”, diz Newton

“Dono do aeroporto precisa querer internacionalizá-lo”, diz Newton

06/08/2013 23h44 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
“Dono do aeroporto precisa querer internacionalizá-lo”, diz Newton

O deputado federal Newton Lima (PT) cobrou o posicionamento do governador Geraldo Alckmin (PSDB) sobre a internacionalização do Aeroporto Mário Pereira Lopes. Na última sexta-feira, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) confirmou ao Primeira Página que recebeu um documento da Receita Federal de Araraquara dando conta da impossibilidade da internacionalização por conta do baixo volume de exportações da cidade e que passam pelo aeroporto de São Carlos.

 

“A internacionalização depende do governo federal, é verdade, mas o dono do aeroporto precisa querer internacionalizá-lo. Jamais aconteceu uma reunião entre o governo do Estado, o governo federal e que nós pudéssemos participar, com o prefeito da cidade”, alertou Newton Lima.

“Pedi ao governador, insisti que ele criasse um grupo de trabalho envolvendo governo do Estado, Daesp e Prefeitura para construirmos um plano de ação para que a internacionalização acontecesse e não recebi nada nessa direção. Alckmin não tem interesse no projeto da TAM, caso contrário teria liberado a internacionalização ou não se posicionou até o momento sobre o assunto porque quer internacionalizar outros aeroportos”, criticou o deputado federal.

A TAM é a principal interessada na internacionalização porque pode ampliar o número de aeronaves que são submetidas à manutenção em São Carlos, gerando renda e mais empregos. O prefeito Paulo Altomani concorda com essa teoria.

“Várias empresas querem fazer a manutenção de aviões na TAM, mas depende da alfândega. Essa é uma questão que extrapola PT e PSDB, é uma questão que envolve a macrorregião de São Carlos e vamos trabalhar junto ao governo para tentarmos reverter a situação”, relatou

Para o deputado Newton Lima, o projeto da internacionalização do aeroporto de São Carlos tem interesse estratégico para a TAM, que na opinião dele pode gerar um novo desenvolvimento econômico para São Carlos. “Antes das manutenções, as aeronaves precisam ser alfandegadas em Cumbica (São Paulo) e Viracopos (Campinas)”, diz.

DISPOSIÇÃO – Newton Lima colocou sua condição de deputado federal para abrir, novamente, um canal de diálogo entre governos federal e estadual para rediscutir a internacionalização do aeroporto.

“Estarei, como deputado federal de São Carlos e região, pronto para ajudar na organização de uma reunião com o governo federal, com o Ministério da Fazenda, porque o que eu já havia conseguido era o sinal verde do Ministério da Fazenda, que é uma coisa; agora a decisão, a vontade política de trazer para São Carlos o aeroporto internacional do interior, para ajudar a desafogar Viracopos e Cumbica, é do governador Geraldo Alckmin”, relatou Newton Lima ao recordar do encontro que teve com o ministro da Fazenda Guido Mantega, no ano passado, quando recebeu o sinal verde para a internacionalização.

“Mesmo diante desse impasse eu não diria que a internacionalização não vai mais acontecer, uma vez que nós estamos nos baseando num relatório da Receita Federal de Araraquara que fala o óbvio, que o volume de comércio exterior que passa pelo aeroporto de São Carlos é muito pequeno frente ao que passa por outros aeroportos do Brasil. Isso todos nós já sabíamos”, concluiu.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x