26 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > “É criminoso! Atuação da Secretaria Municipal de Educação viola direitos das crianças”, afirma Raquel

“É criminoso! Atuação da Secretaria Municipal de Educação viola direitos das crianças”, afirma Raquel

Para vereadora, falta gestão humana à Secretaria Municipal de Educação

17/09/2022 10h28 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
“É criminoso! Atuação da Secretaria Municipal de Educação viola direitos das crianças”, afirma Raquel

A Câmara Municipal sediou na quinta-feira (15) Audiência Pública sobre a educação municipal infantil, tendo como pautas centrais a lista de espera, o fechamento de salas e a diminuição de vagas em período integral da educação infantil.

Presidida pela vereadora Raquel Auxiliadora (PT), a audiência pública contou com a presença de representantes do SINDSPAM, do Conselho Tutelar da Região 1, do Conselho Municipal de Educação, além de familiares de estudantes e profissionais da educação.

Segundo a vereadora, “o que falta para a secretaria municipal de educação é gestão humana. Falta diálogo com os profissionais da educação, com os familiares, falta planejamento e cuidado com os nossos estudantes, uma geração está sendo muito prejudicada e com isso o desenvolvimento da nossa cidade”.

E continua, “a demanda reprimida é de vagas em período integral, afinal, os familiares, em especial as mães, trabalham o dia todo, e precisam pagar para que outros profissionais cuidem dos seus filhos no contraturno. Mas, para além disso, o período integral garante segurança alimentar para os estudantes, fator de extrema preocupação hoje em nosso país”.

Em falas emocionadas de diversas mães de alunos e profissionais da área, a secretaria foi cobrada sobre as salas fechadas em diversas unidades escolares, sobre os 80 professores sem turmas atribuídas, sobre a falta de intérpretes de libras e falta de profissionais da educação especial.

O Conselho Municipal de Educação e o Conselho Tutelar também ressaltaram as violações legais perpetradas pela Secretaria Municipal de Educação no que diz respeito ao direito constitucional à educação, à aprendizagem e ao tratamento isonômico para com as pessoas com deficiência.

Quando indagada sobre a formação de turmas e o cumprimento da resolução 03/2022 do Conselho Municipal de Educação e demais normativas e legislação municipal vigente, a responsável pela pasta Profª Wanda Hoffman continuou afirmando que não abrirá novas turmas até que as anteriores estejam completas, desconsiderando a demanda frequente de vagas e matrículas.

Sobre isso, comenta a vereadora, “nas fases iniciais da educação infantil, o governo municipal tem que se antecipar inclusive para as crianças que ainda não nasceram, mas ingressarão na rede municipal ao longo do ano. Isso é planejamento básico da secretaria, que quando não feito, viola direitos das crianças”.

Por fim, a audiência foi encerrada com a resolução de enviar a ata e demais considerações ao Ministério Público que já instaurou procedimento de acompanhamento por inúmeras denúncias de falta de professores na rede municipal. 

Nesse sentido, Raquel conclui que “a educação é um direito primordial de qualquer cidadão. A educação infantil então, se dá em um momento crucial do desenvolvimento da criança, o governo municipal não pode sistematicamente lesionar esse direito. É criminoso! A atuação da Secretaria Municipal de Educação viola direitos das crianças!”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x