28 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Feira Orgânica e Cultural acontece com apoio de Djalma Nery

Feira Orgânica e Cultural acontece com apoio de Djalma Nery

Feira Orgânica é alternativa sustentável e que aquece a economia local

30/11/2023 16h52 - Atualizado há 3 meses Publicado por: Redação
Feira Orgânica e Cultural acontece com apoio de Djalma Nery

Quem passa pela Praça Pedro de Toledo (antiga praça da piscina municipal) logo no início das manhãs de sábado pode observar o movimento dos agricultores preparando o espaço para mais um dia de trabalho. Aos poucos a praça vai ganhando um colorido especial graças às barracas cheias de alimentos orgânicos e recém-colhidos pelos produtores locais. Ponto de parada obrigatório para quem deseja aproveitar a manhã apreciando um generoso pastel acompanhado de caldo de cana livre de agrotóxicos, a Feira Orgânica acontece todos os sábados das 8h às 13h e é aberta a toda a comunidade.

Joice Jordão, artesã, agricultora, uma das idealizadoras da feira e responsável pela programação “cultural” que acontece junto com a feira, conta que sua realização se iniciou sem local fixo ou clientela estabelecida.

Lindamira Ribeiro, agricultora local, relata que nessa época perdia grande parte de sua produção devido à falta de consumidores. A feira cresceu graças à organização e aos esforços coletivos dos produtores locais, fortalecidos pelo vereador Djalma Nery (PSOL), que lutou ao lado dos agricultores para criar uma rede de escoamento da produção vinda do campo e também para garantir, junto ao poder executivo, o espaço da Praça Pedro de Toledo, situada em localização privilegiada no centro de São Carlos, onde a feira se estabeleceu em 2019 e acontece desde então.

Importante recurso de combate à fome e à insegurança alimentar e também de promoção de saúde pública e coletiva, a Feira Orgânica é uma alternativa sustentável e que aquece a economia local. Segundo Luana Castelli, comerciante de alimentos orgânicos, a feira é o carro chefe da economia sustentável tanto para quem produz quanto para quem consome.

O cidadão que frequenta a feira tem a oportunidade de conhecer pessoalmente os sujeitos responsáveis pela produção agroecológica dos alimentos que compra e nesse contato pode compreender todo o processo produtivo desde as etapas de preparo do solo para o plantio até o caminho que os alimentos percorrem até chegar a sua mesa. Além disso, quem compra na Feira Orgânica faz a sua parte para fomentar a agricultura familiar de nosso município, cria vínculos de convívio social e exerce sua cidadania participando do ciclo produtivo de alimentos que tem como base a soberania alimentar dos brasileiros.

De acordo com Lindamira, comercializar alimentos livres de agrotóxicos exerce um papel muito importante na saúde das pessoas que consomem alimentos orgânicos, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, pois a produção acontece de forma limpa e sustentável.

A variedade de oferta de produtos da feira é renovada constantemente, sempre composta por opções nutritivas e saudáveis de itens nativos e sazonais, produzidos de forma agroecológica pelos agricultores de São Carlos. Para Patrícia Della Barba, consumidora da feira, terapeuta ocupacional e professora da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), a qualidade e o preço justo dos alimentos são fatores atrativos para os clientes e que a fidelizaram como frequentadora assídua da Feira Orgânica. Adquirir alimentos na feira favorece a vida no campo, pois garante a sobrevivência dos agricultores e de suas famílias, além de ser uma forma de apoiar a luta pela diminuição dos impactos ambientais e sociais das monoculturas tradicionais.

A feira acontece desde 2019 na praça Pedro de Toledo (antiga praça da piscina municipal) e já faz parte do circuito oficial de feiras da cidade de São Carlos. Além das opções para compor um cardápio saudável e variado, quem frequenta o local também encontra artesanato e pode aproveitar uma programação diversa repleta de atividades culturais para toda a família, como aulas abertas de yoga, capoeira, contação de histórias, apresentações musicais e teatrais e também psicanálise de rua.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x