18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Ibaté não terá recadastramento biométrico este ano

Ibaté não terá recadastramento biométrico este ano

10/04/2014 11h26 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Ibaté não terá recadastramento biométrico este ano

A cidade de Ibaté não terá o recadastramento biométrico para as eleições que acontecem neste ano por todo o país.  De acordo com  Marco Aurélio Candido Pie, técnico Judiciário da Zona Eleitoral 410, em São Carlos, ainda não terá recadastramento biométrico em Ibaté. “Ainda não tem nada definido para Ibaté. O procedimento está sendo implantado gradativamente  pela complexidade que ele envolve, e ainda precisa de um treinamento para os funcionários do cartório e os equipamentos que o Tribunal Eleitoral está disponibilizando em algumas Zonas Eleitorais”, ressaltou.

 

A biometria garante mais segurança aos eleitores brasileiros na hora de votar e, nas eleições deste ano, mais de 22 milhões serão identificados pelas digitais.

 

Itirapina – Em Itirapina, a Prefeitura recebeu ofício nº 075/14, datado de 14 de março de 2014, da Justiça Eleitoral da Comarca de Rio Claro, assinado pelo Juiz Dr. Walter Ariette dos Santos, informando que 2.141 eleitores itirapinenses deixaram de comparecer à Revisão do Eleitorado com coleta de dados biométricos, cujo prazo de realização ocorreu de 10 de abril de 2013 a 28 de fevereiro de 2014.

Os eleitores que não fizeram o recadastramento por meio da revisão biométrica estão com seus títulos eleitorais cancelados. Dessa forma, Itirapina que em outubro de 2012 possuía 10.020 eleitores, agora conta com apenas 7.879, ou seja, sofreu uma redução de 21,37%.

Na prática, nas últimas duas eleições, 2008 e 2012, o número de eleitores que votou foi por volta dos 8.000, de modo que o percentual em torno de 21% foi mantido, sinal que essa quantidade de eleitores não estava realmente mais votando em Itirapina.

 

Outras cidades – Em Analândia, os eleitores precisaram fazer o recadastramento biométrico. Na cidade havia denúncias junto ao Tribunal Eleitoral que o número de eleitores era maior que da população, por este motivo, o município foi escolhido.

Dos 5.362 eleitores do município, que integra a 245º Zona Eleitoral – Rio Claro, realizaram o procedimento 3.172 (59,16%) apenas.

Segundo o balanço divulgado pelo Cartório Eleitoral, 2.190, ou seja, 40,84%, não compareceram ao recadastramento. Os eleitores que perderam o prazo devem regularizar a sua situação no Cartório Eleitoral da 245º ZE até 7 de maio. Mas, antes, precisam agendar o dia e horário no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), www.tre-sp.jus.br, ou pessoalmente até 25 de abril. Após essa data, o atendimento será por ordem de chegada.

O dia 7 de maio é a data-limite também para o eleitor solicitar o primeiro título, transferir o domicílio eleitoral, para votar em novo município, e local de votação.

Os documentos necessários para regularização são: documento original de identidade e comprovante de residência emitido ou expedido nos três meses anteriores ao comparecimento.

O Cartório da 245ª Zona Eleitoral de Rio Claro fica localizado na rua 14, nº 521, Consolação e o horário de atendimento é das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Ao todo 11 cidades do Estado de São Paulo estão fazendo o recadastramento.

 

 

Previsão – A  previsão do TSE é recadastrar  todos os 150 milhões de eleitores brasileiros até 2019.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x