3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Internacionalização de aeroporto provoca confusão entre PSDB e PT

Internacionalização de aeroporto provoca confusão entre PSDB e PT

21/03/2014 23h25 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Internacionalização de aeroporto provoca confusão entre PSDB e PT

A oposição ao governo do tucano Paulo Altomani (PSDB) despertou para o ataque. Tudo por conta de um encontro do prefeito Paulo Altomani com representantes da Receita Federal para tratar da internacionalização do Aeroporto Mário Pereira Lopes. O deputado federal Newton Lima (PT), que foi chamado a participar da interlocução do processo quando a Receita Federal de Araraquara posicionou-se contrária à internacionalização em agosto de 2013, alega que não foi convidado para o encontro, que contou com a participação de um representante do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB), de Pirassununga.

 

Em nota enviada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São Carlos, o prefeito Paulo Altomani revelou que a Receita Federal mostrou ser desfavorável à internacionalização.

“Eles alegam vários motivos que não nos convencem. Um deles seria a escassez de funcionários com que a Receita trabalha hoje, fato que não permitiria a formação de um quadro para São Carlos. Outro ponto alegado pela Receita é a distância entre o nosso aeroporto e o de Viracopos, em Campinas, que não satisfaz o Estado e, o último ponto, também inaceitável, é a afirmação de que quanto mais aeroportos internacionais, maior a vulnerabilidade na entrada e saída de produtos irregulares”, disse Altomani, por meio da sua assessoria.

“Não vamos parar a luta, mas o posicionamento da Receita Federal nos pegou de surpresa. Afinal, o deputado federal Newton Lima havia nos garantido que uma carta de aprovação do Governo do Estado, assinada pelo governador Geraldo Alckmin ao ministro Guido Mantega, seria suficiente para confirmar a internacionalização. Isso não aconteceu e, na verdade, o caminho era outro. Nós esperamos que o deputado interfira de alguma forma para que o pedido da internacionalização seja acolhido por Brasília e, que a Receita reveja o conceito e autorize a internacionalização. É desolador para São Carlos mas, juntamente com o Marquinho Amaral, presidente da Câmara, e as demais forças políticas da cidade, vamos levar esse caso direto para a Presidência da República”, afirmou Altomani.

O vereador Marquinho Amaral (PSDB) contou que “é decepcionante receber esse tipo de posicionamento, mas vamos unir nossas forças políticas e esperar que o deputado Newton Lima cumpra o compromisso que a assumiu com São Carlos”, afirmou.

Participaram do encontro com o superintendente adjunto da Receita Federal, Marcos Siqueira, além do prefeito Paulo Altomani, representantes do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), TAM, Casa Civil do Governo de São Paulo, assessor do deputado federal Nelson Marquezelli e os vereadores Marquinho Amaral e Maurício Ortega.

 

Newton diz que não foi convidado para encontro

O deputado federal Newton Lima rebateu as informações do prefeito Paulo Altomani, em nota distribuída à imprensa no final da tarde de ontem. Segundo a assessoria de Newton Lima, o deputado jamais garantiu a internacionalização do aeroporto, pois não tem poderes para tanto.

“O que ele vem fazendo é continuar trabalhando pelo justo pleito, desde a gestão Oswaldo Barba, em 2011. Em outubro de 2013, quando finalmente o governador Geraldo Alckmin escreveu uma carta manifestando apoio à internacionalização do aeroporto estadual, Newton Lima agendou uma reunião no Ministério da Fazenda, onde estiveram o prefeito de São Carlos e a direção da TAM”, diz o documento.

Segundo a assessoria de Newton Lima, na ocasião, a pedido do deputado, o secretário-executivo do Ministério determinou a criação de um grupo de trabalho da Receita Federal para estudar o plano de negócios apresentado pela companhia aérea.

“Somente após a conclusão deste relatório, com a posição oficial da Receita Federal, é que o deputado Newton Lima poderá se manifestar sobre o assunto”.

 Newton Lima, de acordo com a sua assessoria, não foi convidado ao encontro de quinta-feira (20). “Assim, também como não foi convidado a participar de uma audiência solicitada junto à Receita Federal no mês passado em Brasília. A Prefeitura convidou, para as duas ocasiões, o deputado federal Nelson Marquezelli”, observa.

“O deputado Newton Lima reafirma sua disposição em continuar trabalhando pela internacionalização do aeroporto. Manifesta ainda sua opinião de que o governador Geraldo Alckmin deveria liderar essa causa utilizando sua força política diretamente junto ao ministro da Fazenda para que o resultado final seja favorável a São Carlos, não só porque ele é o responsável maior pela administração do aeroporto, como pela dimensão econômica que o projeto da TAM significa para o Estado de São Paulo”, conclui.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x