3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Itirapina investe em Educação

Itirapina investe em Educação

30/12/2013 15h34 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Itirapina investe em Educação

 

 

A Secretaria Municipal de Educação de Itirapina, através da secretária Ana Campos e das gestoras que integram a equipe Mari Leila Bacciotti Cândido e Lucia Helena Zane, fizeram na última semana uma análise de dados concretos apresentados como resultado do trabalho de intervenção pedagógico da equipe dos “Parceiros da Educação”, que foi a grande aposta da administração do prefeito José Maria Cândido, em busca de elevar os índices e atingir as metas educacionais, buscando a melhoria da qualidade na educação pública oferecida pelo município de Itirapina.

 

 

Parceiros da Educação

A pedagoga e professora Mariana Breim, é a Diretora da empresa Movimenta/ Projetos em Educação, que é uma empresa especializada em formação continuada dos professores das redes municipais de ensino. Mariana responde pela coordenação do trabalho dos Parceiros em Itirapina, e fez, juntamente com a equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação, um balanço do trabalho realizado nas escolas de Itirapina durante o ano de 2013, baseado em avaliações externas e internas, além do acompanhamento anual e análise de dados de aprendizagem do trabalho de toda rede. Criada em 2006, a Parceiros da Educação é uma Associação sem fins lucrativos, que promove e monitora parcerias entre empresas/empresários e escolas da rede pública, esta Parceria potencializa os investimentos públicos nas escolas, tornando-as mais capazes e produtivas, com um objetivo central: melhorar o aproveitamento escolar dos alunos. Ao todo são 105 escolas beneficiadas no Brasil, entre elas, Itirapina, que desde o início desse ano integra o número de cidades que firmaram a parceria em busca da qualidade do ensino publico oferecido.

Os resultados do trabalho na rede de ensino de Itirapina já podem ser notados, pois analisando os índices e as últimas avaliações dos alunos, ficam comprovadas grandes conquistas, principalmente quanto à alfabetização dos alunos, pois em fevereiro de 2013, apenas 75% dos alunos terminava o segundo ano lendo e escrevendo. Hoje, após dez meses de trabalho e intervenção dos parceiros,quase 90% das crianças já estão alfabetizadas aos 6 anos, ou seja, ao final do 1º ano, já colocando Itirapina em destaque e em situação privilegiada de atuação educacional.  . Além de Mariana Breim, mais três educadoras atuam em Itirapina: Maria Esther Soub (Teca), Ana Flávia Alonço Castanho e Érica de Faria Dutra, profissionais especializadas em Didática, toas pós-graduadas em Educação e possui vasta experiência na formação de professores em redes municipais por todo o Brasil, o que dinamiza o trabalho direto com os professores, pois são essas profissionais que agem diretamente com os professores, alunos,gestores das escolas e ainda trabalham para unificar o trabalho de toda equipe. Para o próximo ano letivo, a administração municipal continuará investindo cada vez mais na parceria, e buscando dinamizar o trabalho educacional municipal, pois uma das metas do Prefeito Zé Maria, é melhorar a educação oferecida pela rede, com ensino público de qualidade a toda comunidade, que vive um novo tempo em que o município está recebendo grande investimento industrial, com a instalação da Fábrica da Honda, já em andamento, o que deverá portanto marcar a história de desenvolvimento em que a área educacional será muito valorizada e necessária para o progresso do município.

Abaixo, entrevistamos a diretora do trabalho dos Parceiros em Itirapina, que falou sobre o início da parceria, conquistas,dificuldades encontradas e assim faz um balanço, através de dados, dos resultados do trabalho na rede municipal de ensino durante o ano de 2013:

 

 

Primeira Página: Como teve início a Parceria?

Mariana Breim: Como todos sabem,antigo o interesse da família Diniz pelo desenvolvimento da cidade de Itirapina, onde fica localizada a Fazenda da Toca. Com a criação do Instituto Toca, em 2012, o projeto de uma educação diferenciada, focada no desenvolvimento do pensamento sistêmico e da formação do ser integral ganhou força, assim como o desejo de que está educação de qualidade chegasse também às escolas públicas de Itirapina. Era preciso, no entanto, antes de pensar nesta educação para o novo milênio, solidificar as bases das escolas, construindo um trabalho de excelência no ensino das matérias instrumentais, como a Língua Portuguesa e a Matemática. Foi aí que a família Diniz, através do Instituto Península, decidiu financiar um trabalho de formação para as escolas de Itirapina, via Parceiros da Educação.

 

PP-Qual o perfil da Rede Municipal de Itirapina em fevereiro de 2013?

Mariana Breim: O ano de 2013 foi um ano de imensos desafios, pela mudança da gestão pública que tomou uma importante decisão: retirar o sistema apostilado das escolas e implementaro Projeto “Ler e Escrever”, um programa do Estado com uma tecnologia mais eficiente e moderna que a dos sistemas apostilados. Porém, era preciso ajudar os professores nesta transição. Os resultados também precisavam ser radicalmente transformados, já que o desempenho dos alunos, em todos os anos e áreas estava muito aquém do esperado, de acordo com o que mostraram os exames diagnósticos aplicados logo no início de 2013.

PP – Qual o plano de ação executado pelos Parceiros em Itirapina?

Mariana Breim:O plano de ação foi um acompanhamento intensivo da equipe de professores, com encontros semanais de formação, entradas em sala para aulas em parceria, filmagens para tematização coletiva da prática e avaliação sistemática do desempenho dos alunos. Também foi oferecida uma formação semanal para a equipe de coordenadores pedagógicos.

PPP – Quais foram as principais dificuldades encontradas durante trabalho em Itirapina?

 

Mariana Breim:As dificuldades são as que encontramos em todos os processos de formação: leva tempo para modificar a prática e aprender um novo jeito de fazer. Além disso, esta nova abordagem exige muito mais protagonismo e trabalho por parte do professor. O que determinou os resultados tão rápidos foi o envolvimento da equipe de professores, absolutamente comprometida com o projeto e a disponibilidade da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, que não mediu esforços para que o programa fosse implementado da maneira mais eficiente possível.

 

PP – Quais foram Principais conquistas no município?

Mariana Breim: São muitas as conquistas. A mais notável e surpreendente está relacionada ao processo de alfabetização. Quando chegamos na rede apenas 75% dos alunos terminava o segundo ano lendo e escrevendo. Hoje, quase 90% das crianças já estão alfabetizadas aos 6 anos, ou seja, ao final do 1o ano – muitas delas já produzindo textos. Esta é uma conquista extraordinária, que coloca o município de Itirapina dentro de uma estatística extremamente privilegiada.

PP – Resultado alcançado e qual o impacto desse trabalho na Rede M. de Ensino de 1º ao 5º ano?

Mariana Breim – O impacto é muito grande, especialmente junto à equipe de professores que avançou muito rápido em relação à transformação reflexiva de sua prática. Os alunos responderam escrevendo textos cada vez mais extensos e avançando nas estratégias de cálculo. Ainda existe muito a ser feito para alcançar a excelência que desejamos, mas certamente o primeiro e importante passo já foi dado.

 

PP – Como trabalho dos Parceiros influenciará nos resultados e índices alcançados pela rede?

Mariana Breim – O trabalho será notado nos resultados das avaliações externas das quais participa o município. Cada vez mais a nota da cidade refletirá os investimentos na formação dos professores.

 

PP – Qual é o grande desafio para 2014- em Itirapina?

Mariana Breim – Corrigir o fluxo, enviando alunos cada vez mais preparados para as séries finais do Ensino Fundamental I. Em 2014 o projeto continuará com força total, provavelmente ganhando extensão para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental II e um acompanhamento especial para os diretores das escolas. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x