23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Jornal Primeira Página divulgará pesquisa para Prefeito de São Carlos nesta semana

Jornal Primeira Página divulgará pesquisa para Prefeito de São Carlos nesta semana

Levantamento será realizado pela Statsol; Prof Jorge Oishi irá detalhar a metodologia

01/04/2024 07h47 - Atualizado há 3 semanas Publicado por: Redação
Jornal Primeira Página divulgará pesquisa para Prefeito de São Carlos nesta semana Foto: Divulgação

Nesta semana, o Jornal Primeira Página divulga a primeira pesquisa eleitoral registrada sobre a disputa pela Prefeitura de São Carlos em 2024.

O levantamento será realizado pela Statsol, empresa que possui tradição e credibilidade no segmento. Durante a semana, o Jornal Primeira Página trará uma entrevista com o professor Jorge Oishi, proprietário da Statsol, que irá detalhar e explicar a metodologia da pesquisa.

A pesquisa trará uma foto do atual momento eleitoral, com as intenções de votos dos principais concorrentes pelo Paço Municipal.

Assim, o Jornal Primeira Página mantém a tradição na cobertura dos acontecimentos políticos de São Carlos, saindo na frente com a divulgação do primeiro levantamento sobre a disputa municipal.

A realização de pesquisas eleitorais está disciplinada na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e na Resolução nº 23.600/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pela legislação, em anos eleitorais, as sondagens feitas a partir de 1º de janeiro devem ser obrigatoriamente registradas na Justiça Eleitoral cinco dias antes da divulgação.

A lei também exige que sejam informados pelas entidades ou empresas, entre outros dados, identificação do contratante da pesquisa e número de CPF ou CNPJ; metodologia e período de realização; valor e origem dos recursos utilizados; questionário aplicado; e nome do profissional responsável, acompanhado de assinatura com certificação digital e do número do registro no Conselho Regional de Estatística.

Sobre a divulgação dos resultados, a legislação prevê que devem ser obrigatoriamente informados o período da coleta de dados, a margem de erro, o nível de confiança, o número de entrevistas, o número de registro da pesquisa e o nome da entidade ou da empresa que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x