A prefeita de Analândia, Silvana Perin Campbell Penna, e seu vice, Valdemir Mascia, tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral nesta terça-feira (30). A decisão é do juiz eleitoral de Rio Claro, Leonardo Christiano Melo, em ação referente às eleições de 2024 que investigava abuso de poder econômico, abuso de poder político/autoridade e captação ilícita de sufrágio.
A sentença tem efeito imediato, determinando a cassação dos diplomas de ambos e impedindo que concorrem a cargos eletivos pelos próximos oito anos.
Segundo a decisão, o juízo concluiu pela plena configuração do abuso de poder político e econômico, evidenciado por depoimentos de diversas testemunhas durante o processo eleitoral.
O juiz também determinou a comunicação imediata ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo para que sejam adotadas as medidas cabíveis, conforme o artigo 224 do Código Eleitoral. Entre elas, estão o afastamento imediato da prefeita e do vice, a análise sobre a necessidade de convocação de novas eleições para o Executivo municipal e a adoção de medidas transitórias que garantam a continuidade administrativa em Analândia. Da decisão ainda cabe recurso.
