26 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Justiça suspende licitação do Minha Casa Minha Vida em São Carlos

Justiça suspende licitação do Minha Casa Minha Vida em São Carlos

Edital previa construção de 400 apartamentos no Conjunto Habitacional Santa Felícia

07/06/2024 16h54 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Justiça suspende licitação do Minha Casa Minha Vida em São Carlos Foto: Divulgação / Agência Brasil

A juíza Gabriela Muller Carioba Attanasio, da Vara da Fazenda Pública de São Carlos, deferiu liminar para suspender o processo licitatório para a construção de 400 apartamentos no Conjunto Habitacional Santa Felícia, do Minha Casa Minha Vida em São Carlos. De acordo com a decisão, embora não seja competência do Judiciário determinar o conteúdo específico das cláusulas do edital, ele pode e deve intervir quando há cláusulas que aparentam ser irregulares. No caso em questão, as alegações de irregularidades, especialmente a respeito da metodologia de pontuação, sugerem que a competitividade do processo poderia não ser a indicada.

Entre as possíveis irregularidades, estão a falta de diretrizes urbanísticas, pois o edital não contemplava diretrizes claras para saneamento básico, drenagem e aprovação pelo GRAPROHAB (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo). Essas omissões poderiam inviabilizar a elaboração de projetos que estivessem em conformidade com as normas técnicas vigentes e as exigências da Lei Municipal nº 843/99.

Também há apontamento de restrição na competitividade, com exigência exclusiva de certificação ISO 9001 foi considerada discriminatória e limitante, uma vez que desconsiderava outras certificações igualmente relevantes, como ISO 14001 (Gestão Ambiental) e ISO 26000 (Responsabilidade Social), entre outras.

Distorções na metodologia de pontuação, pois a metodologia de pontuação do edital apresentava significativas distorções e lacunas, comprometendo a equidade e a transparência na avaliação das propostas.

Além disso, havia exigência de um ofício “em nome da empresa” sem a devida comprovação de aptidão técnica e experiência pelo responsável técnico foi considerada ilegal e restritiva, contrariando o princípio da ampla competitividade.

Em abril, a impugnação apresentada pela empresa HE Comércio e Representações LTDA contra o edital que visava contratar empresa para construção das 400 moradias do Minha Casa Minha Vida, no bairro Santa Felícia, foi julgada procedente pela Comissão de Contratação. Desta forma, a Prefeitura apresentou um novo edital para a licitação.

O município deve indicar a empresa vencedora à Caixa Econômica Federal (CEF). A iniciativa faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida (faixa 1), do Governo Federal e as unidades habitacionais são voltadas à população com renda total de até R$ 2.640,00.

Pela parceria os recursos são do Governo Federal, mas a seleção da empresa vencedora é de responsabilidade dos municípios e feita através de chamada pública. O programa Minha Casa, Minha Vida oferece subsídios e taxas de juros reduzidas para tornar mais acessível a aquisição de moradias populares, tanto em áreas urbanas quanto rurais, com o objetivo de combater o déficit habitacional no país.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x