28 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Laíde conhece ações das Guardas Municipais na proteção animal e ambiental

Laíde conhece ações das Guardas Municipais na proteção animal e ambiental

06/12/2023 20h54 - Atualizado há 3 meses Publicado por: Redação
Laíde conhece ações das Guardas Municipais na proteção animal e ambiental

A vereadora Laíde Simões esteve nas cidades de Rio Claro e Piracicaba para conhecer o trabalho realizado pelas Guardas Civis desses municípios que possuem um grupamento específico para a área de proteção animal e ambiental. A Guarda Municipal de nossa cidade Janaína da Silva acompanhou a vereadora e sua equipe.

Durante as visitas, na última sexta-feira (1º), Laíde obteve informações sobre o trabalho da Guarda Civil na conscientização da população e punição aos infratores de leis ambientais e de proteção aos animais. A parlamentar avalia a possibilidade da implementação de um grupamento similar em São Carlos em uma futura conversa junto ao comando da Guarda Municipal local.

Em Rio Claro, a comitiva foi recebida pelo vereador Geraldo Voluntário (MDB) e pelo Secretário de Segurança, Gustavo Viegas, e sua equipe. Na reunião também estavam presentes a Comandante Joelma Borges de Assunção da Silva e o GM Mauricio, chefe do grupamento de proteção ambiental e animal. A Guarda Civil de Rio Claro tem como premissa o acompanhamento de todas as situações de ocorrência de crimes, atuando para evitá-los e conscientizar a população para a geração de um sentimento de paz e civilidade. Para eles, cuidar dos animais e meio ambiente também é um fator importante nesta busca.

As denúncias e solicitações são encaminhadas pela ouvidoria do município, atendendo a população pelo fone 156, ou diretamente pelo telefone da Guarda que atende 24 horas. Uma planilha é realizada e repassada para a equipe que tenta com a mais brevidade possível vistoriar os locais para reduzir os maus tratos.  Os casos mais urgentes são atendidos imediatamente por qualquer efetivo da guarda disponível, mesmo em horários em que o grupamento específico não está em serviço, como nas madrugadas e feriados.

O grupamento atua com um veículo próprio e equipado para a realização dos serviços e em casos em que o recolhimento do animal é necessário, outras instâncias do Poder Público relacionadas ao tema são acionadas e atuam em parceria para a resolução dos problemas.  Todas as solicitações são vistoriadas e documentadas, só sendo terminadas quando efetivamente a ocorrência for solucionada.

A atuação deste grupamento não exclui a necessidade e a realização de um serviço similar pelo Departamento de Proteção Animal da cidade, mas sim amplia a atenção aos munícipes e a diminuição de ocorrência de maus tratos e crimes ambientais.

Na cidade de Piracicaba, Laíde foi conhecer o trabalho realizado pela Guarda Civil também com ações de proteção animal e ambiental. Foi recebida pelo Sub Comandante Mendes e pela GCM Jussara que explicaram como se desenvolvem as ações de fiscalização do grupamento.

De uma forma diferente de Rio Claro, Piracicaba também destaca efetivos de sua Guarda Municipal para atuarem frente a ocorrências de maus tratos e em parceria com setores da prefeitura para coibir crimes e riscos para a população e para os animais.

“Ambas as experiências são válidas e passíveis de serem adaptadas e inseridas no nosso município em parceria com a nossa Guarda Municipal”, afirmou Laíde. A vereadora informou que agora atuará para conseguir a sensibilização dos responsáveis para estudos e implementação desse projeto tão importante.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x