18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Lideranças de Descalvado aderem ao ‘Tratoraço’ contra o aumento do ICMS

Lideranças de Descalvado aderem ao ‘Tratoraço’ contra o aumento do ICMS

Governador João Doria foi alvo de protesto após aumentar tributos sobre os alimentos e voltar atrás depois da pressão da sociedade

10/01/2021 08h14 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Lideranças de Descalvado aderem ao ‘Tratoraço’ contra o aumento do ICMS Fotos: Divulgação

Na manhã da última quinta-feira, 7 de janeiro, produtores rurais e cooperativas de mais de 150 municípios paulistas, por meio do ‘Movimento Tratoraço’, promoveram um protesto para manifestar indignação contra o Governo do Estado de São Paulo, contra o aumento do ICMS sobre os produtos agrícolas, anunciado no início da semana.

Em Descalvado, município que possui bacia leiteira importante, além de abrigar outros vários setores do agronegócio, como o sucroalcooleiro, o protesto foi organizado pelo Sindicato Rural Patronal, bem como pelo empresário Roberto Jank Jr, da Agrindus S/A, e por Vagner Basto, vereador do Republicanos. A saída dos tratores e caminhões participantes aconteceu às 7h, em frente ao Ginásio de Esportes, com apoio e importante presença da Polícia Militar.

A comunicação do Governo pegou produtores rurais de “calças-curtas”, visto que o aumento do imposto implicaria, por exemplo, em 12% a mais na conta de energia elétrica, um dos pontos que gerará um ônus enorme ao negócio rural.

O possível aumento de tributos foi reprovado pelo agricultor Roberto Jank Jr, da Agrindus. “Isso é uma forma de manifestar a nossa intenção para que o Governador João Doria reflita sobre a medida, pois nos afetando afetará também os custos dos alimentos nas prateleiras dos supermercados e atingindo os mais humildes”, ressalta.

Para o vereador Vagner Basto, após a pressão dos agricultores com o protesto, Doria voltou atrás e retirou o aumento do ICMS nas categorias alimentos e medicamentos. Entretanto, o vereador acredita que é preciso revogar a medida. “Isso foi jogada política. Os produtores sendo atingidos com o aumento da energia elétrica, por exemplo, o preço dos alimentos aumentará da mesma forma”, comenta. “Estivemos presente apoiando e representando toda a Câmara Municipal de Descalvado Vereador Mir Valentim e eu”, fala o parlamentar.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x