18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Lineu avalia depoimento de Chireia

Lineu avalia depoimento de Chireia

25/09/2015 00h17 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Lineu avalia depoimento de Chireia

A CPI da Revita ouviu ontem (24) o depoimento de Marcos Antônio de Thomaso (Chireia), secretário Municipal de Serviços Públicos. Com cerca de 4 horas de duração, a arguição teve a participação de Lineu Navarro (PT) – presidente da Comissão, Marquinho Amaral (PSDB) – relator, Cidinha do Oncológico (SD) e Laíde Simões (PMDB).

No depoimento, Chireia esclareceu como era feito o controle e a fiscalização dos serviços prestados pela empresa Revita Engenharia S/A ao município no período em que ele era diretor de Departamento de Manutenção de Áreas Verdes do município. Nesta função, Chireia assinava, juntamente com cada secretário que ocupou a pasta de Serviços Públicos, os termos de Aceite de Medição, que eram as planilhas que discriminavam os serviços recebidos e habilitavam o recebimento.

“Pela forma como se posicionou, entendemos que ele era o grande responsável pelo controle e fiscalização dos serviços. Tinha conhecimento dos contratos e todos os aditivos. Dentre os itens previstos no contrato com a Revita, a maior responsabilidade de Chireia era na coleta de entulho”, comentou Lineu.

Entre os pontos polêmicos discutidos, Lineu destacou que Chireia não soube explicar os motivos de a Administração ter reajustado os valores pagos meses antes da assinatura do aditivo em março de 2014.

Outra questão que gerou debate foi a substituição da varredeira mecânica por dois tratores, registrada em audiência pública na Câmara em junho de 2015. Segundo Lineu, Chireia reconheceu ter assinado o Aceite de Medição em alguns períodos dando conta de tal substituição, porém, que ela não seria realidade.

LIXEIRAS –Chireia informou que em 2013 foram colocadas mais 80 lixeiras no município e relacionou os locais de instalação. Durante o período da tarde, após o depoimento, os membros da CPI e o secretário foram em vários pontos da cidade para comprovar a existência ou não de tais equipamentos. “Fomos em frente ao SESC e, ao contrário do que havia sido relatado, lá não encontramos nenhuma lixeira nem qualquer sinal delas. Já no Bosque Santa Elisa encontramos 17 lixeiras, que estão novinhas e aparentam ter sido instaladas há pouco tempo”, relatou Lineu.

Na próxima semana os trabalhos de oitivas da CPI prosseguem com a coleta de depoimentos de servidores que respondem atualmente pelo recebimento dos serviços prestados pela Revita ao município, conforme contrato nº 132/2012.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x