O prefeito de Descalvado, Luisinho Panone (PSD), possui ampla aprovação da população. Segundo o levantamento, 71,9% dos entrevistados aprovam a gestão municipal, enquanto apenas 8,6% disseram desaprovar. Outros 12,6% afirmaram que ainda é cedo para avaliar, e 6,9% não souberam responder.
Além disso, o governo de Luisinho Panone recebeu 65,6% de avaliações entre “ótimo” e “bom”, consolidando-se como uma das administrações mais bem avaliadas da história recente de Descalvado. Para 73,7% dos entrevistados, o prefeito é uma pessoa honesta, e 74,8% o classificaram como um bom administrador.
A boa avaliação de Luisinho reflete a qualidade dos serviços públicos do município. Segundo a pesquisa, entre os entrevistados, a área de Educação obteve nota 8,15, enquanto as Creches receberam 8,01 e o Controle das Finanças da Prefeitura alcançou uma média de 8,97. Outros serviços essenciais, como Coleta de Lixo e Abastecimento de Água e Esgoto, também tiveram notas acima de 7,9.
Já entre os problemas mais lembrados pelos entrevistados, a Saúde foi mencionada por 23,1%. Conservação e limpeza de praças, jardins e áreas verdes foi citada por 16,1%. Já o asfalto foi mencionado por 10,8%. Segurança aparece com 8,9% e Iluminação Pública com 7,5%. As demais áreas não superaram os 5%.
Outro dado que reforça a boa imagem de Luisinho é que mais da metade dos entrevistados, 51,5%, afirmaram que votariam em um candidato a deputado apoiado pelo prefeito, o que mostra a força política e o prestígio que ele mantém junto à população. Vale ressaltar que, em 2024, Luisinho foi eleito prefeito com 63,24% dos votos válidos.
O estudo, feito pela empresa StatSol – Soluções Estatísticas, ouviu 539 moradores de diferentes regiões da cidade, utilizando estratificação amostral baseada em critérios do IBGE e TSE.
