23 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Maioria dos vereadores possui ensino superior completo

Maioria dos vereadores possui ensino superior completo

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, 13 parlamentares possuem diploma

20/05/2024 23h19 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Maioria dos vereadores possui ensino superior completo

Na atual composição da Câmara de São Carlos, 13 vereadores declararam ter como grau de instrução o ensino superior completo. Outros oito parlamentares declararam como grau de instrução o ensino médio completo. Os dados constam no sistema DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em 2016, os números são praticamente os mesmos, com 13 vereadores declarando ensino superior completo; sete declarando ensino médio completo e um declarando ensino fundamental completo.

A legislação eleitoral não prevê uma escolaridade mínima para que o cidadão possa concorrer a um cargo público. Ela diz que o cidadão deve ser “alfabetizado”. Além disso, ainda prevê estar filiado a um partido político, ter nacionalidade brasileira e estar em pleno exercício dos direitos políticos, ou seja, ter título de eleitor e estar em dia com a Justiça Eleitoral. Para homens, é preciso estar com a situação militar regularizada, mediante comprovante de alistamento. Para concorrer ao cargo de vereador, a pré-candidata ou o pré-candidato precisa ter 18 anos, feitos até a data do pedido de registro de candidatura.

Nas eleições de 2020, segundo levantamento do site G1, mais de 21 mil vereadores eleitos em todo o Brasil tinham o ensino médio completo, o que correspondia a 37% de todos os eleitos. Em seguida, estavam os que possuem ensino superior completo: são mais de 17 mil (30%). Os vereadores eleitos que não completaram o ensino médio somavam 28%.

No dia 6 de outubro, data do primeiro turno das Eleições Municipais 2024, estarão em disputa os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país. Nas eleições deste ano, mais de 153 milhões de eleitoras e eleitores estarão aptos para ir às urnas e escolher representantes para os cargos de prefeito e vice-prefeito (pelo sistema majoritário de voto) e de vereador (pelo sistema proporcional).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x