30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Marquinho apoia Ortega em luta por 2º turno

Marquinho apoia Ortega em luta por 2º turno

13/04/2013 13h28 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Marquinho apoia Ortega em luta por 2º turno

Esta semana o vereador Maurício Ortega (PSDB) ganhou um aliado importante na sua “odisséia” pela conquista de eleições municipais com segundo turno, privilégio de apenas 12 municípios paulistas em 2012. O presidente da Câmara Municipal, vereador MarquinhoAmaral (PSDB) afirmou que apoia integralmente a ideia do colega tucano e ressaltou que trata-se de um verdadeira “lição de cidadania”. “Fui eleito pela primeira vez em 1992, apelando pelo alistamento eleitoral de jovens e pela confiança de seus votos. Passados vinte anos, precisamos novamente convocar estes jovens a participarem ativamente da vida política de São Carlos”, afirma ele.

 

O plano de Ortega é de também envolver também a Prefeitura Municipal, a Promotoria Eleitoral, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Justiça Eleitoral, entre outras instituições.

O parlamentar tucano afirma que a conquista de 200.000 eleitores e da realização do segundo turno nas eleições municipais poderia  gerar uma nova cultura política são-carlense que hoje é altamente divisionista. A legitimidade é outro ponto ressaltado por ele. “Um prefeito eleito em segundo turno é mais legítimo, pois, obrigatoriamente tem que ter mais de 50% dos votos válidos, o que não ocorre hoje, com o pleito de apenas um turno. Por outro lado, hoje, dificilmente um candidato em São Carlos se elegeria em primeiro turno com a possibilidade de segundo. Isso muda a cultura política e o comportante do eleitor, explica.

De acordo com Ortega, a cada quatro anos existe um crescimento natural em torno de 15.000 eleitores em São Carlos. Ele afirma que em 2008 a cidade tinha 154.472 eleitores e que em 2012 este volume cresceu para 168.809.  Neste ritmo, segundo ele, o segundo turno seria um objetivo alcançado apenas em 2020.

 

PÚBLICO ALVO – O maior público alvo envolve diretamente os jovens estudantes. Professor da rede estadual, Ortega, dialogando com seus alunos, percebeu que a grande maioria dos que completam 16 anos preferem não realizar o alistamento eleitoral, não emitindo o seu título de eleitor. “Este é um público alvo fundamental. Para conscientizar, vamos tentar parcerias para incrementar programas sociais já existentes”.

 

GRANDE DESAFIO – O historiador e professor do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, Marco Antônio Villa, elogia e apoia a iniciativa do vereador Maurício Ortega (PSDB). Villa ressalta que caso São Carlos atinja o número de 200 mil eleitores até outubro de 2015, deverá ter eleições em primeiro e segundo turno no ano seguinte. “Na verdade é uma meta bastante ousada conseguirmos mais de 30 mil eleitores em menos de três anos. Mas vamos supor que a cidade se mobilize e consiga esta proeza. Será positivo em todos os sentidos”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x