17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Marquinho: privatização do Saae necessita de discussão com a sociedade

Marquinho: privatização do Saae necessita de discussão com a sociedade

22/11/2013 21h30 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Marquinho: privatização do Saae necessita de discussão com a sociedade

O presidente da Câmara de São Carlos, Marquinho Amaral (PSDB), garantiu que o tema privatização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) não está em discussão no Poder Legislativo. “Não fui procurado por ninguém do Executivo para tratar desse assunto. Mesmo porque, para se ter uma concessão, como ocorre com o transporte coletivo e o lixo, tem de haver leis específicas, que necessitam de análise da Câmara”, disse.

 

A polêmica sobre a privatização do SAAE foi levantada na sessão da última terça-feira (19) quando da aprovação do Plano Municipal de Saneamento. O vereador Lineu Navarro (PT) disse que um dos artigos, que permite a concessão de serviços à iniciativa privada, seria a brecha para a venda da autarquia da Prefeitura.

No dia seguinte, em entrevista ao Primeira Página, Sérgio Pepino disse que o SAAE vive uma situação financeira que não leva o município a privatizar o sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto.

Na opinião do presidente da Câmara, a privatização não deixa de ser um assunto bastante polêmico e que, além da sociedade, precisa incluir na discussão do tema os exemplos de outras cidades que privatizaram o sistema e quais os resultados obtidos. “A telefonia e a energia elétrica foram privatizadas e os avanços foram consideráveis”, exemplifica Marquinho.

 

FUNCIONÁRIO

O presidente da Câmara disse que a questão do funcionário público do SAAE precisa ser levada em consideração, caso ocorra a concessão do serviço para uma empresa da iniciativa privada. “A empresa vai assumir os funcionários de carreira? Os funcionários de carreira terão melhores condições de trabalho? Às vezes falam que a privatização é ruim, mas melhora bastante para o funcionário. Então, falar de privatização é um assunto prematuro e se a Câmara for provocada, vamos ampliar o debate com a sociedade, com os funcionários e com o Sindspam [Sindicato dos Servidores]”, afirma Marquinho.

 

CRÍTICAS

O presidente da Câmara aproveitou de teceu críticas aos trabalho do presidente do SAAE, Sérgio Pepino. Segundo ele, em mais um final de semana, parte da população de São Carlos ficará sem água. “A população precisa de uma resposta do Sérgio Pepino porque há uma incompetência na prestação do serviço nesse momento”, afirmou.

“Aí entra a questão: será que, com a iniciativa privada, não teríamos uma resposta mais eficiente?”, completou Marquinho. De acordo com o presidente da Câmara, a cidade “parece um campo minado, com água brotando por todos os cantos”. “O presidente Pepino diz que o SAAE tem dinheiro, mas lá não é banco. O povo quer abrir a torneira e ter água. O momento não é para discutir privatização. Precisamos solucionar o problema da falta de água”, concluiu.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x