15 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Massafera consegue declaração de Utilidade Pública ao Catem

Massafera consegue declaração de Utilidade Pública ao Catem

06/08/2013 19h42 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Massafera consegue declaração de Utilidade Pública ao Catem

O Centro de Aprendizagem e Técnicas “Emílio Manzano” (Catem) de São Carlos acaba de ter reconhecida a sua Utilidade Pública estadual graças à lei de autoria do deputado Roberto Massafera, sancionada e publicada pelo governador Geraldo Alckmin no dia 29 de julho.

 

O pedido ao deputado Massafera para que defendesse na Assembleia Legislativa o projeto de lei de Utilidade Pública recebeu apoio de lideranças locais de São Carlos como o prefeito Paulo Altomani e o presidente do Cepam, Lobbe Neto.

“Entidades como o Catem assumem um papel importante e, muitas vezes, é mais eficiente do que o próprio Poder Público. Precisamos apoiá-las e reconhecê-las como um movimento social legítimo e imprescindível para as cidades”, observou Massafera.

O Catem é uma sociedade civil sem fins lucrativos de atenção à criança, adolescentes e familiares. Seu objetivo é educar e profissionalizar. Em atividade desde 2006, o Catem busca também a inserção dos atendidos no mercado de trabalho.

A Utilidade Pública estadual permite que a entidade assine convênios para trabalhar em parceria com o governo do Estado de São Paulo, e dessa pode receber recursos públicos para financiar projetos sociais.

 

Metodologia

Em sua justificativa, o deputado Roberto Massafera argumenta que o projeto pedagógico e social do Catem, denominado “Milena”, oferece atividades de complementação escolar relevantes para as crianças e adolescentes atendidos.

Eles participam de práticas desenvolvidas na perspectiva de uma educação integral, desfrutando de melhores condições culturais e educacionais. O objetivo final é melhorar a qualificação profissional e especialização da mão-de-obra, aumentando suas chances de inserção num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

O parlamentar lembra ainda que após concluírem o projeto “Milena”, as crianças e adolescentes são encaminhados para a sede – CAMP “Dr. Marino da Costa Terra”, onde freqüentarão o curso de auxiliar administrativo. Após esse período, são encaminhados ao programa primeiro emprego em que o CAMP atua desde 1962.

“Isso possibilitará que os jovens se tornem cidadãos mais dignos, melhorando sua relação familiar e com a sociedade. O CAMP é uma instituição que forma aprendizes ajudando os jovens carentes a encontrar um ofício que os capacitem a ingressar na vida profissional com dignidade e todas as garantias trabalhistas”, observou Massafera.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x