3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Moção apoia redução de jornada dos servidores da saúde

Moção apoia redução de jornada dos servidores da saúde

16/10/2013 12h51 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Moção apoia redução de jornada dos servidores da saúde

A Câmara Municipal aprovou na sessão de terça-feira |(15) uma moção de autoria da vereadora Cidinha do Oncológico (PHS), presidente da Comissão de Saúde, manifestando apoio aos servidores municipais de saúde que pleiteiam a implantação da jornada de trabalho de 30 horas semanais sem redução de salários. “A regulamentação da nova jornada virá corrigir injustiças, reconhecer o valor desses profissionais que há duas décadas lutam por esse direito”, afirma.

 

“Os servidores estão sempre trabalhando nos horários de funcionamento das Unidades de Saúde e desenvolvendo atuação essencial à vida humana”, ressalta a vereadora. “Eles estão presentes na quase totalidade das instituições que prestam assistência de saúde, notadamente na rede hospitalar e de pronto atendimento, que funcionam 24 horas por dia”.

Também observa que a redução da jornada para 30 horas contribuirá para diminuir o desgaste físico e emocional e os riscos decorrentes desses profissionais “que atuam num setor de alta responsabilidade, que requer conhecimentos científicos adequados e diuturnamente convivem com uma rotina de dor, sofrimento e doença em turnos ininterruptos aos sábados, domingos e feriados”.

 

Cidinha cita que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelecem que a jornada de 30 horas é a mais adequada para profissionais de saúde, entendimento ratificado pelas Conferências de Saúde Municipais, Estaduais e Nacionais. A presidente da Comissão de Saúde declara que recente manifesto elaborado pelos servidores aponta dados que justificam a redução. “A Câmara historicamente sempre se posicionou em defesa da valorização dos servidores públicos e da melhoria de suas condições de trabalho, aspectos que prevalecerão com a necessária regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas para os profissionais da saúde de São Carlos”, finaliza. Cópias da moção serão endereçadas ao prefeito, ao secretário municipal de saúde e ao Sindispam.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x