3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Newton Lima comemora retomada das obras da Praça Itália

Newton Lima comemora retomada das obras da Praça Itália

29/07/2013 22h44 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Newton Lima comemora retomada das obras da Praça Itália

As obras de duplicação da Praça Itália caminham para a sua retomada dentro de 60 dias, depois de um impasse envolvendo Prefeitura de São Carlos e a empresa que executava o projeto. Nesse intervalo chegou-se a cogitar a destinação das verbas para a duplicação do trecho para as obras de combate a enchentes na região do Cristo (shopping).

 

Na opinião do deputado federal Newton Lima (PT), o governo do prefeito Paulo Altomani reconhece a importância da obra para a melhoria nas condições de tráfego à região sul de São Carlos.

“Essa obra começou a ser projetada dentro do meu governo como prefeito e a sequência dela se deu na administração Oswaldo Barba. Essa obra é de fundamental importância para aquela região de São Carlos, que é um dos vetores do desenvolvimento da cidade, com a recente criação do Jardim Zavaglia, com mil unidades e outras 1.792 moradias já asseguradas para a mesma região”, lembra o parlamentar, ouvido por meio de sua assessoria de imprensa. “É importante lembrar que a conquista deste recurso, junto ao Governo Federal, exigiu um grande esforço da nossa parte e contou com o apoio do então presidente Câmara, vereador Edson Fermiano (PR)”, comentou.

 

SOCIEDADE- “Apesar do atraso de mais de seis meses que a obra sofreu, temos que comemorar sua retomada. É uma grande vitória da sociedade são-carlense que participou, pelo Orçamento Participativo, da conquista dos recursos, da elaboração do projeto e do início das obras”, destacou Newton Lima.

“Quando a prefeitura anunciou que a obra era desnecessária, nós alertamos a sociedade e denunciamos a ilegalidade da medida. Felizmente o prefeito, depois de ouvir o Dnit, voltou atrás”, salientou.

De acordo com o deputado federal, os recursos de R$ 7,7 milhões do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes, órgão ligado ao Ministério das Cidades, estavam carimbados para a obra da Praça Itália, o que impossibilitaria transferências para outras obras.

“Mais que isso, nós entendemos que a obra da Praça Itália deve ser superior a qualquer debate político. É uma obra de fundamental importância para o desenvolvimento daquele local que sofre com o estrangulamento no trânsito e as constantes enchentes”, afirma o deputado, ao lembrar do supermercado Savegnago, que será inaugurado em breve, e cuja construção foi autorizada após acordo judicial atrelado às obras de duplicação da Praça Itália.

 

Obra contempla região de grande densidade populacional

A passagem pelo pontilhão da Praça Itália liga as regiões mais populosas de São Carlos – Grande Vila Prado e Cidade Aracy, que juntas têm aproximadamente 75 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os trabalhos para a obra começaram no segundo semestre de 2012, entretanto, nove meses depois, a Rual Engenharia desistiu da obra.

A empresa fez um túnel de 270 metros para drenagem de águas de chuva e desistiu da obra argumentando que os projetos não haviam sido apresentados à concessionária responsável pela ferrovia, a América Latina Logística (ALL), que precisa autorizar os trabalhos na linha.

Na edição do último domingo (28) do Primeira Página, o secretário de Obras Públicas, Márcio Marino, confirmou que a duplicação da passagem sob a linha férrea, entre a Praça Itália e a rotatória da Escola Jesuíno de Arruda, devem ser retomadas no máximo em 60 dias.

Em nota, a América Latina Logística (ALL) informou que a Prefeitura apresentou um novo estudo sobre o projeto, que foi aprovado. “Com base nesse estudo o município deve preparar um projeto, que após análise técnica será enviado para avaliação da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT)”.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x