Newton Lima luta contra o tabagismo no País
Nesta quinta-feira, 31, Dia Mundial Sem Tabaco, o deputado federal Newton Lima (PT-SP) alertou a sociedade sobre o mal que o tabagismo faz na vida das pessoas. Segundo o parlamentar, um estudo encomendado pela ONG Aliança de Controle do Tabagismo divulgado hoje mostrou que, a cada dia, 357 fumantes e ex-fumantes morrem no Brasil por doenças ligadas ao tabagismo: “As doenças decorrentes do fumo custam R$ 21 bilhões anuais às redes de saúde públicas e privadas no Brasil, sendo as cardíacas, as pulmonares e as cancerígenas as principais enfermidades”, explicou o deputado.
Newton Lima lembrou também uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer que demonstra que, dos 520 mil novos casos de câncer previstos para 2012 no Brasil, 37% deles são provenientes do uso do cigarro. “Precisamos ajudar este País a libertar-se desse grande vício, que mata 200 mil pessoas por ano. Há, nesse momento, forte disposição por parte do governo e da sociedade para enfrentar a luta contra o tabagismo”, argumentou o petista.
Frente Parlamentar
No sentido de intensificar a luta contra o tabaco, no dia 16 de dezembro de 2011, o deputado Newton Lima criou, com apoio de outros parlamentares, a Frente Parlamentar de Combate à Nicotina. De acordo com o deputado, a Frente é um fórum de debates e de articulação fundamental para contribuir com o esforço coletivo do Governo Federal, do Congresso Nacional e da sociedade para prestar o devido apoio às ações que estão sendo implementadas no País no combate ao tabagismo.