5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Newton reúne lideranças do PT em São Carlos

Newton reúne lideranças do PT em São Carlos

27/05/2013 21h48 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Newton reúne lideranças do PT em São Carlos

O deputado federal Newton Lima (PT-SP) e presidente do PT de São Carlos aderiu à corrente Construindo um Novo Brasil (CNB). Alguns dos principais ministros do governo Dilma e o próprio ex-presidente Lula integram essa corrente interna do partido. O deputado e presidente do PT estadual, Edinho Silva, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, o deputado estadual Tito e o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Teonílio da Costa, também participaram da solenidade.

 

Entre os 375 petistas que optaram por essa corrente, assinaram o manifesto de adesão ao Coletivo CNB/Articulação de São Carlos, o ex-prefeito de São Carlos e atual secretário de Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Oswaldo Barba, o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos, Erick Silva, e os vereadores Roselei Françoso e Ronaldo Lopes. O vereador Lineu Navarro já militava na CNB e passa a compartilhar com o mesmo grupo.

“Esse grupo político, que aderiu à CNB, optou, ao longo desses anos, pela independência em relação às diversas correntes internas que constituem, democraticamente, o PT. E isso permitiu um diálogo com todas elas, mas houve um esgotamento dos nossos limites de atuação política”, explica Newton Lima. O deputado destaca ainda que ao ingressar na CNB, esse grupo político irá ampliar sua participação nas eleições internas e nas decisões partidárias, tanto no município como nos demais níveis. O novo coletivo é formado por pessoas que atuam na prefeitura, no Legislativo, municipal e federal, nas universidades, trabalhadores, sindicalistas ligados à CUT, integrantes dos movimentos estudantil e da juventude (negra e das mulheres).

Edinho Silva parabenizou Newton Lima pela organização da atividade e pelo trabalho desenvolvido. “Quando era vereador, eu vibrava ao ver o papel do Newton como reitor, e depois como candidato a vice da Marta. Ganhou a prefeitura de São Carlos, se reelegeu, hoje é deputado federal e tem um papel importante na construção do partido. Ajudou no programa de governo do presidente Lula, contribui com o projeto da presidente Dilma, é uma liderança de primeira grandeza”, elogiou o presidente do PT estadual.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, que foi líder sindical, ministro do governo do presidente Lula e é uma liderança do PT e da CNB, destacou a importância da adesão do deputado Newton e dos outros 374 nomes de São Carlos. “O Newton é uma pessoa capacitada que nos ajudará muito a formular os novos rumos do PT”, destacou. Para Marinho, o PT tem como principal objetivo a reeleição da presidenta Dilma. “Mas temos também a missão de conquistar o estado de São Paulo e precisamos criar as condições. Para isso temos que saber qual a tarefa partidária, independente de projetos pessoais”, enfatizou.

Para Newton Lima, o PT fará oposição em São Carlos, papel fundamental em uma democracia. “Com o conhecimento que adquirimos em 12 anos de governo, temos a responsabilidade de vigiar e cobrar o cumprimento das promessas do prefeito eleito”, destacou. “Também iremos trabalhar intensamente para reeleger a presidenta Dilma e conquistar o governo do Estado de São Paulo, cujo modelo tucano já está esgotado”, salientou.

 

Construindo um Novo Brasil

A CNB nasceu em 1983 com o objetivo de organizar militantes de diversas tendências, oriundas de vertentes da esquerda histórica, para destravar o debate interno e dar conta dos desafios que se apresentavam à novíssima esquerda que nascia no Brasil e encontrava no PT seu principal canal institucional. Inicialmente, a corrente denominou-se Articulação-Unidade na Luta. Depois agregou outros grupos, até formar, já nos anos 2000, o Campo Majoritário – maioria política que comandou a eleição de Lula em 2002.

 

Algumas das principais formulações estratégicas na história do PT partiram da CNB. Entre elas destaca-se a resolução adotada no 5º Encontro Nacional do partido, em 1987, quando o PT decidiu que disputaria o Poder Executivo com vocação de governar – passo fundamental para as vitórias que vieram a partir de 1988. Foi igualmente por iniciativa desse grupo que, em 2001, o PT decidiu ampliar a política de alianças e indicar José Alencar como candidato a vice na chapa presidencial, movimento que ajudou a garantir a vitória nas eleições do ano seguinte.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x