3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Newton se coloca novamente à disposição de Altomani

Newton se coloca novamente à disposição de Altomani

18/02/2013 18h32 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Newton se coloca novamente à disposição de Altomani

O deputado federal Newton Lima (PT-SP) foi entrevistado, nesta segunda-feira, 18, no Jornal da DBC pelo radialista Antônio Walter Frujuelle, transmitido pela rádio DBC FM. A entrevista tratou dos 33 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), dos 10 anos dos governos Lula e Dilma, da sua atuação na Câmara dos Deputados e das expectativas quanto ao governo do atual prefeito de São Carlos.

 

“Estamos muito felizes com as comemorações dos 33 anos do PT, sobretudo pelas ações que estamos desenvolvendo nos últimos 10 anos à frente do governo federal com os governos do presidente Lula e da presidenta Dilma”, destacou Newton. “As comemorações começam nesta quarta-feira em São Paulo e iniciam uma série de seminários pelo país”.

Antonio Walter citou a atuação do deputado como presidente da Comissão de Educação e Cultura na Câmara dos Deputados (CEC), tendo, inclusive, recebido elogios da oposição, e questionou como está sendo feito este trabalho que o coloca como liderança. “Eu devo isso a São Carlos, minha experiência na UFSCar, como reitor e vice, me deram uma bagagem como gestor na área da Educação”. Newton Lima explicou ainda que ao ser eleito presidente da CEC, procurou desenvolver os trabalhos junto com os demais membros de forma eficiente. “Fiquei feliz que ao final de um ano a CEC foi considerada a que mais eficiência trouxe e mais segurança jurídica deu aos parlamentares”, destacou.

Sobre a Educação o deputado lembrou que ainda há muitos problemas no país, mas também avanços significativos. “Saímos de 3,5% do PIB aplicado à Educação no governo de Fernando Henrique Cardoso, chegamos a 5,1% com o presidente Lula e vamos atingir os 10% em 2023, porque a presidenta Dilma quer que a riqueza do petróleo vá para a Educação”, explicou.

O deputado falou ainda sobre economia, que para ele deve ser analisada sob o ponto de vista macro e microeconômico. “No macroeconômico vamos muito bem, estamos em pleno emprego, a inflação sob controle, o câmbio ajustado e temos uma das menores taxas de juros da nossa história, permitindo mais crédito e o desenvolvimento da nossa economia, além da redução no custo de energia”, explicou.

No entanto, para o deputado, a maior preocupação quanto à economia é a falta de competitividade da indústria nacional, sem contar que a maior parte das exportações brasileiras é de matéria-prima. “E isso ocorre hoje porque o Brasil ficou sem investimentos em Educação durante muitos anos”, destacou.

“Com o presidente Lula e a presidenta Dilma estamos revertendo esse cenário”, disse, lembrando sobre a criação de novas universidades federais, institutos federais de Educação e programas como o Ciências Sem Fronteiras, Prouni e Pronatec, que já ofereceu 2,5 milhões de vagas para cursos técnicos. “Mão de obra qualificada é fundamental para que o processo produtivo se desenvolva”, enfatizou.

 

São Carlos e região – Questionado sobre sua atuação na região, o deputado disse que tem participado, a convite dos prefeitos, de reuniões em várias cidades e encaminhado os pleitos ao governo federal. “Claro que São Carlos é minha base, tanto que mais da metade dos recursos que consegui liberar no ano passado vieram para cá, destinei recursos para o prefeito Barba e para o prefeito Paulo Altomani fazerem recapeamento das ruas da cidade”.

Newton Lima fez questão de dizer que passados cinco meses após as eleições municipais, não foi convidado nenhuma vez pelo atual prefeito, Paulo Altomani, para uma reunião, “para saber quais são as suas demandas e vermos como o governo federal pode ajudar”, destacou.  “Reitero aqui no seu programa que como deputado estou à disposição do município e de qualquer entidade”.

O deputado Newton Lima, que é presidente do PT municipal, lembrou também que enquanto partido o papel será de oposição e que irá cobrar as promessas do prefeito Paulo Altomani. “Aliás, os vereadores do PT fizeram isso brilhantemente na audiência pública com relação ao tema dos professores”, lembrou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x