4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Para vereador do PV, vazamentos de água é crime ambiental

Para vereador do PV, vazamentos de água é crime ambiental

25/03/2014 12h00 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Para vereador do PV, vazamentos de água é crime ambiental

Os vazamentos de água em toda a cidade chamam a atenção do vereador do Partido Verde, Walcinyr Bragatto, que protocolou na Câmara um pedido de explicação da Prefeitura sobre o plano de políticas públicas para diminuir o desperdício de água que, segundo ele, chega aos 50% de tudo o que é tratado.

“É um crime ambiental tanta água potável sendo jogada pelos ralos. A cidade está cheia de vazamentos e existe uma morosidade em consertá-los”, disse Bragatto.

O parlamentar acredita que não exista uma política pública a longo prazo que pense na conservação dos mananciais e, nem mesmo, para acabar com os vazamentos. “Houve a assinatura de um compromisso para acabar com o desperdício quando do contrato da ETE. Mas não é o que observamos. É lamentável não existir uma política sobre o tema. Por isso estou questionando”, afirmou.

Bragatto alertou que até os profissionais da educação têm problemas para ensinar nas escolas o respeito ao meio ambiente e a conservação da água. “Professores me relatam que alunos os questionam, já que quando chegam em casa, encontram água jorrando pelo asfalto. Como os educadores podem falar de conservação, consumo consciente e preservação se o poder público não dá o exemplo?”.

Sobre a proteção dos mananciais, Bragatto afirma que o PV está preocupado com a situação de São Carlos e que o controle dos vazamentos irá ajudar na preservação. “Se os vazamentos forem consertados, com certeza iremos captar 50% a menos do que hoje. Isso irá beneficiar os nossos rios. Outra frente de ação é recuperar a mata em torno dos córregos. Mas isso depende de política pública”, disse Bragatto.

Para o vereador, o prefeito e o presidente do Saae tornam-se responsáveis por não apresentar modelos eficazes no combate ao desperdício. “Mas a culpa é do gestor que nomeia pessoas erradas para os locais. São Carlos precisa pensar seriamente a questão da água, já que estamos em uma localização que é recarga do Aquífero Guarani”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x