13 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Paraná volta a Câmara para sustentar o debate político

Paraná volta a Câmara para sustentar o debate político

10/11/2012 10h51 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Paraná volta a Câmara para sustentar o debate político

O vereador eleito Idelso Marques de Souza, conhecido como Paraná (PHS), volta ao Legislativo depois de oito anos afastado. Paraná atribuiu a sua ausência a uma doença que acabou o limitando do convívio com os eleitores e por duas eleições em 2004 e 2008 ficou de fora da Câmara, mas conquistando uma votação expressiva que o deixou como primeiro suplente do partido PMDB, na ocasião.

 

Assumidamente contestador, Paraná afirmou que é do seu perfil trazer o debate para a cena política. No início desse ano ele assumiu por mais de 30 dias a vaga deixada pelo vereador Ditinho Matheus (PMDB) que se afastou por conta de uma cirurgia. Na ocasião Paraná movimentou as sessões da Câmara com participações polêmicas e um coro de simpatizantes que trouxeram cartazes faixas e apitos para denunciar tráfico de influência entre Legislativo e Executivo.

Na ocasião, Paraná apresentou suposto documento, no qual afirmou que o vereador do PT, Dé Alvim havia destinado verbas parlamentares para a empresa LG Produções e Eventos LTDA, de propriedade de Luciano Gonçalves da Silva. Segundo o documento, Silva teria trabalhado e apoiado a candidatura do vereador petista à Câmara Municipal e logo após a posse foi nomeado assessor no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Entretanto, no decorrer do ano nada foi provado e nem mesmo se chegou a criar um inquérito sobre a denúncia.

Sobre a possibilidade do vereador Dé Alvim (PT) ser um inimigo político já que os dois dividem a mesma região eleitoral do bairro Cidade Aracy, o vereador Paraná afirmou que não o vê dessa forma.  “A minha participação no início do ano foi pontual, já que percebemos que houve irregularidades na contratação de um serviço pela prefeitura e que envolvia a figura do vereador José Alvim Filho. Independente da pessoa, o que tiver em desconformidade com a lei eu vou denunciar”, disse.

 “A minha função como vereador e identificar a necessidade da população principalmente em situações emergenciais e quando o poder público não responde a altura para resolver o problema tenho de mostrar essa falha ao quadro político constituído e também à população. É uma forma de protesto sobre contra situações que precisam ser visualizadas, já que o poder público não exerceu sua função”, disse.

Sua chega ao meio político se deu ainda no Estado do Paraná, daí se tira o apelido de Idelso, com as influências da família política. Mudou-se para São Carlos e foi viver no bairro Cidade Aracy, que segundo ele vivia em situação precária de infraestrutura. “Me encontrei, em um determinado momento, já mobilizando a comunidade em busca de melhorias e com isso o meu nome se fortaleceu como uma liderança na região Sul da cidade”, afirmou ao relembrar que se tornou vereador pela primeira vez em 1996.

Paraná estipulou como meta de campanha e para os próximos quatro anos como vereador trabalhar em prol da saúde, educação e saneamento básico. “E moro em uma região extensa, e que precisa de muito investimento público. Para o conserto só se leva relógio quebrado. Não consigo imaginar que o poder público invista em regiões da cidade que já tem a infraestrutura básica estabelecida e deixe regiões sem saneamento básico, por exemplo. Minha luta será para mudar esse quadro”.

Paraná vai além e inclui no rol de prioridades para a atuação do poder público o lazer e a cultura para aproximar as crianças e jovens que estão excluídas de possibilidades futuras de uma vida profissional bem sucedida. Entretanto, ao ser questionado se ele seria um vereador “apenas” do bairro Cidade Aracy, Paraná foi veemente em dizer que não. “Sou um vereador da cidade de São Carlos. Vou atender via Câmara, e intervir no Executivo, no sentido de atender a demanda dos bairros que mais necessitam de uma ação da Prefeitura”, disse.

Paraná, que compôs a coligação de Paulo Altomani (PSDB), prefeito eleito para o próximo mandato em São Carlos, afirmou que apoia o projeto do governo Tucano e que terá um papel de promotor entre os anseios da população e a atuação do poder público em benefício desses interesses.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x