7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Penha quer SMS para auxiliar deficientes auditivos

Penha quer SMS para auxiliar deficientes auditivos

25/07/2013 21h58 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Penha quer SMS para auxiliar deficientes auditivos

O vereador Aparecido Donizetti Penha (PPS) apresentou moção de apelo para que o prefeito Paulo Altomani (PSDB) viabilize negociações com a Polícia Militar no sentido de estabelecer convênios para disponibilização de serviço de emergência gratuito via SMS para surdos e deficientes auditivos no município.

 

Penha afirma que desde dezembro de 2011, a cidade de São Paulo disponibiliza serviços de emergência por intermédio de mensagens SMS  para a população surda ou com deficiência auditiva e a seu ver a iniciativa poderá ser adotada em São Carlos com pioneirismo no interior do Estado, visto que a cidade, “Capital da tecnologia, com aproximadamente 230 mil habitantes, tem posição geográfica estratégia, na região central do Estado de São Paulo”.

O vereador observa que São Carlos possui cerca de 24%de sua população com algum tipo de Deficiência, conforme dados do Censo do IBGE(Índice Brasileiro de Geografia e Estatística) do ano de 2010.Especificamente no caso de Deficientes Auditivos o número passa dos 9 mil.

Ressalta que a Policia Militar do Estado de São Paulo é pioneira  na América Latina no desenvolvimento do serviço SMS, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). “Devido a essa parceria o serviço é gratuito e para usufruir do mesmo, basta um cadastro em entidades de classe (associações e sindicatos)”. Penha aponta os benefícios do serviço para atender com mais agilidade os deficientes auditivos, graças à oportunidade do envio de mensagem SMS diretamente ao Centro de Operações da PM (Copom).

“Em muitos casos com acidentes, a vitima é um surdo e devido à falta de conhecimento em LIBRAS, a comunicação é falha, havendo enfim a necessidade de um serviço altamente eficaz para atendimento da vítima”, afirma.

 

Penha informou que tem reunião agendada para o próximo dia 7 de agosto em São Paulo, na Casa Militar do Governo estadual, para discutira implementação desse serviço na cidade de São Carlos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x