12 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Prohab passará por reengenharia, diz secretário

Prohab passará por reengenharia, diz secretário

05/01/2013 12h35 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Prohab passará por reengenharia, diz secretário

O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Caio Graco Vilela Braga, após a primeira reunião com a equipe da Prohab (Progresso e Habitação de São Carlos), empresa de economia mista que tem a Prefeitura como a principal acionista, disse que estuda uma reformulação da entidade.

 

“A Prohab vai passar em um primeiro momento por uma avaliação do quadro funcional e as atividades que ela desenvolve e em um segundo instante, identificar o que dentro desse panorama é bem sucedido e o que merece ser revisto”, analisou.

Longe da possibilidade de extinção da Prohab, até porque por ser pública e privada, qualquer ação dependeria da aprovação do conselho que rege a entidade, Braga afirmou que está tomando pé da realidade da empresa para propor alguma adequação às necessidades dos projetos habitacionais da cidade.

“Essa reengenharia passa por entender a Prohab, até onde ela pode ir e até onde ela deve ir”, sentenciou.

Sem antever números, para não ser leviano, como ele mesmo avaliou, o secretário não tem nesse momento metas estabelecidas para ampliar o número de casas populares na cidade. “Não vou falar em 2 mil e só conseguir entregar 500. Todo processo depende da economia e da disponibilidade de linhas de crédito dos programas habitacionais do Estado e da União”, disse. Ele acrescentou que os projetos já estabelecidos pelo governo anterior serão mantidos.

Braga foi além em sua avaliação ao questionar qual o papel de uma empresa como a Prohab, em São Carlos. “Será que é papel do município executar as residências de baixo custo, uma vez que os programas habitacionais dos governos federal e estadual, nestes casos Minha Casa, Minha Vida e CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), já fazem isso de maneira organizada e com sucesso?”, questionou.

O secretário afirmou que está em estudo até quanto vale a pena manter a estrutura que hoje atende a Prohab ou se opta por uma estrutura mais enxuta, com a possibilidade de ser mais produtiva.

Em relação ao nome que irá assumir a presidência da empresa, é intenção do prefeito Paulo Altomani (PSDB) que Braga também assuma o cargo. “O processo de transição não foi amplo o suficiente para que tivesse acesso ao estatuto da Prohab. Só agora estamos estudando para verificar a formação de um novo conselho e a minha candidatura ao cargo de diretor-presidente”, relatou.

Braga já adiantou que as fábricas de artefatos de cimento e blocos de concreto reciclável trazem embutidos programas sociais interessantes e que não é ideia que sejam extintos. Tal fábrica tem convênio com a penitenciária estadual, em Itirapina, na qual presos trocam dia de trabalho por redução da pena.

“Estamos estudando se esta fábrica continua sob jurisdição da Prohab ou se pode ser assumida, por exemplo, pela Secretaria Municipal de Obras”, relatou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
suleia
suleia
11 anos atrás

até quando vamos ter que esperar , a carta avisando que o cadasto estava certo foi enviada em outubro de 2012 e até agora nada

Vanessa
Vanessa
11 anos atrás

Quando sairá as casas, pois fiz o cadastro o ano passado e até agora nada.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x