21 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > PT e PL foram campeões de votos na legenda em 2022

PT e PL foram campeões de votos na legenda em 2022

Partidos de Lula e Bolsonaro tiveram destaque em São Carlos

21/04/2024 07h39 - Atualizado há 4 semanas Publicado por: Redação
PT e PL foram campeões de votos na legenda em 2022 Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Nas eleições de 2022, o PT e o PL foram os partidos com o maior número de votos em legenda na cidade de São Carlos. Na votação para deputado federal, o partido do presidente Lula obteve 2.506 votos na legenda em São Carlos, enquanto o partido do ex-presidente Bolsonaro obteve 1.310 votos. Novo, com 374 votos; MDB com 268 votos e PSOL com 253 eleitores completam a lista dos cinco partidos que mais tiveram votos na legenda.

Na eleição para deputado estadual, o PT também liderou o voto na legenda, com 2642 votos. O PL ficou em segundo lugar, recebendo 2.364 votos. Em terceiro lugar, o PSB obteve 747 votos. Por fim, MDB com 668 eleitores e PSDB com 505 votos completam os cinco primeiros colocados no quesito voto na legenda. Os dados estão disponíveis no site do TSE.

Na eleição para vereador, o eleitor poderá votar nominalmente no candidato de sua preferência ou poderá optar pelo voto de legenda, no qual poderá votar no partido. Essa modalidade vale somente para eleições proporcionais, ou seja, para cargos em disputa para o Legislativo. A escolha dos parlamentares é feita entre os mais votados do partido que tiveram o número mínimo de votos, conforme o quociente partidário, que também leva em conta o número de votos nominais e os de legenda.

Nas eleições de 2024, dirigentes partidários também apostam na força das lideranças nacionais para ampliar o número de votos na legenda. O PT, por exemplo, aposta na força do presidente Lula. Já o PL vai utilizar bastante a imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro. Deputados e senadores também devem aparecer.

Nas eleições deste ano, mais de 153 milhões de eleitoras e eleitores estarão aptos para ir às urnas e escolher representantes para os cargos de prefeito e vice-prefeito (pelo sistema majoritário de voto) e de vereador (pelo sistema proporcional).

O sistema proporcional de votação é adotado no Brasil nas eleições para a Câmara dos Deputados, assembleias legislativas estaduais, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras municipais, conforme determina a Constituição Federal e o Código Eleitoral.

Nesse sistema, não se considera apenas a votação nominal (individual) da candidata ou candidato, mas também o total de votos dados ao partido ou federação (as federações partidárias são consideradas como um só partido político). O objetivo do sistema proporcional é fortalecer os partidos como instituições políticas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x