13 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Raquel e Newton pedem a Lula ajuda no combate às enchentes

Raquel e Newton pedem a Lula ajuda no combate às enchentes

Para o ex-prefeito, não é novidade que São Carlos sofre com as enchentes, uma vez que o problema é conhecido desde o início do século 20

08/01/2023 20h42 - Atualizado há 1 ano Publicado por: Redação
Raquel e Newton pedem a Lula ajuda no combate às enchentes

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu das mãos da vereadora Raquel Auxiliadora e do ex-prefeito Newton Lima, ambos do PT, um pedido de ajuda no combate e prevenção de enchentes em São Carlos.

Lula esteve em Araraquara neste domingo (8) para avaliar os estragos causados pelas chuvas do dia 28 de dezembro que provocaram a morte de seis pessoas de uma mesma família. São Carlos também foi castigada pelas chuvas e uma mulher morreu levada pela enxurrada. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as duas cidades foram as que mais receberam chuva em todo o país em 28 de dezembro.

“Precisamos de ajuda emergencial para socorrer os desastres e destruições ocorridas com as chuvas, mas também precisamos de apoio para iniciar ações de prevenção”, frisou a vereadora do PT. “Infelizmente, as gestões municipais posteriores às nossas deixaram de investir regularmente nas ações de combate e prevenção às enchentes”, destacou Newton Lima, prefeito de 2001 a 2008.

Para o ex-prefeito, não é novidade que São Carlos sofre com as enchentes, uma vez que o problema é conhecido desde o início do século 20. “Lamentavelmente, as gestões anteriores às nossas não agiam de forma regular e planejada”, lembrou. “Não vamos vencer esse grave problema sem uma ação continuada pelos prefeitos de plantão”, salientou.

“Enquanto vereadora vou fiscalizar e cobrar as ações que cabem à Prefeitura, neste primeiro momento, é o socorro ao município”, diz Raquel. “E junto ao governo Lula farei as ações necessárias para agilizar o atendimento”, destacou.

No ofício entregue ao presidente Lula, também assinado pelo presidente do PT de São Carlos, Erick Silva, foi destacado que as tempestades causaram diversos pontos de alagamento, interdição e destruição e que é fundamental retomar os investimentos em infraestrutura, como o ocorrido nos governos do PT em São Carlos, de 2001 a 2012.

Também foi destacado que a Prefeitura de São Carlos decretou situação de emergência e realizou uma solicitação junto aos ministros das Cidades, Jader Filho, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em visita à Araraquara, no último dia 05/01. “Solicitação que reiteramos e certos do pronto atendimento do Governo Federal, nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos”, finalizou o documento.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x