28 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > São-carlense está entre as 100 pessoas negras mais influentes do mundo

São-carlense está entre as 100 pessoas negras mais influentes do mundo

Thiago Tobias é advogado. Atualmente, ocupa a assessoria do BNDES

07/01/2024 12h26 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
São-carlense está entre as 100 pessoas negras mais influentes do mundo

As Pessoas Mais Influentes de Descendência Africana (MIPAD), das Organizações das Nações Unidas (ONU) revelaram a sua lista inaugural de “Campeões Comerciais da Descendência Africana em todo o mundo”, reconhecendo 100 indivíduos excepcionais que impulsionam o progresso económico em todos os continentes.

O são-carlense Thiago Tobias está na lista. Advogado, atualmente Thiago é Assessor da Diretoria de Desenvolvimento Produtivo Inovação e Comercio Exterior do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Feliz em representar a geração dos pré vestibulares que lutaram pelo Prouni, Política de Cotas e pelo empoderamento negro no Brasil, na África e em toda a diáspora com Frei David Santos OFM. O caminho se faz caminhando”, destacou Thiago.

“Estou muito feliz com a homenagem. Existe um longo caminho para alcançarmos a igualdade de direitos e oportunidades entre negros e brancos. Existe um grande desafio para potencializarmos a África e toda a diáspora africana. Eu sigo com determinação ao lado muitos irmãos para mudar esta realidade.O mais importante de um prêmio é tentar inspirar as pessoas para que elas sejam excelentes no que querem fazer”, acrescentou.

Esta lista inovadora celebra as conquistas dos africanos e dos seus descendentes que estão a agitar diversos setores como finanças, tecnologia, energia e agricultura. Desde CEOs que estabelecem acordos de milhares de milhões de dólares até empreendedores sociais que enfrentam desafios globais, estes Campeões do Comércio estão a provar que o engenho africano é uma força motriz para mudanças positivas na economia mundial.

Para os nigerianos e africanos de todo o continente, esta lista é uma poderosa fonte de inspiração e um testemunho do imenso potencial da diáspora africana na promoção do crescimento económico e da prosperidade. Apresenta as diversas faces do sucesso, representando várias indústrias, países e gerações – uma frente unida que apresenta as contribuições multifacetadas dos povos de ascendência africana para o panorama do comércio global.

Entre os célebres campeões, os nigerianos orgulham-se da inclusão de indivíduos como Ngozi Okonjo-Iweala, a primeira africana e mulher a liderar a Organização Mundial do Comércio (OMC), e a Dra. Doris Nkiruka Uzoka-Anite, Ministra da Indústria, Comércio e Investimento . Juntam-se a eles Kanayo Awani, Vice-Presidente Executivo, Banco Comercial Intra-Africano (IATB); Kemi Arosanyin, Diretora de Desenvolvimento Comercial (África e Caribe) do World Trade Center; Kemi Badenoch, Secretário de Estado de Negócios e Comércio do Reino Unido e Presidente da Junta Comercial; Nneka Onyeali-Ikpe, CEO e Diretora Geral do Fidelity Bank; Nonye Ayeni, Diretora Executiva e CEO do Conselho Nigeriano de Promoção de Exportações, e Enoh T. Ebong, Diretor da Agência de Comércio e Desenvolvimento dos EUA e Thiago Thobias, advogado empresarial e atual assessor da Diretoria de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES
Outros incluem o Prof. Benedict Okey Oramah, Presidente do Banco Africano de Exportação e Importação (Afreximbank), e Sand Mba Kalu, Diretor Executivo da Africa International Trade & Commerce Research.

A lista estende-se para além da Nigéria, abrangendo figuras notáveis como Wamkele Mene, Secretário-Geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA); Wanjiru Machugu-Zenz, CEO da African Women in Trade (AfWITrade); Florizelle Liser, Presidente e CEO do Conselho Empresarial para África, e o Ministro do Comércio e Promoção das Exportações da Argélia, Kamel Rezig. Cada campeão traz uma história única de resiliência, inovação e dedicação inabalável à construção de pontes e à promoção do comércio internacional.

A lista de Campeões Comerciais do MIPAD não é apenas uma celebração, é um poderoso apelo à ação. Ao destacar estes números inspiradores, o MIPAD apela a todos os africanos e aos seus descendentes para que abracem o seu espírito empreendedor e contribuam para a construção de uma economia global mais próspera e equitativa.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x