Na semana em que se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a nova linha de cuidados voltada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre as medidas, São Carlos foi contemplada pelo Governo Federal com a implantação de um Centro Especializado de Reabilitação (CER), obra orçada em R$ 9 milhões, com recursos integralmente financiados pela União.
O fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) será prioridade em todo o país. Além dos investimentos nos CERs já existentes, o governo passará a adotar, de forma sistemática, o rastreamento de sinais de TEA em crianças de 16 a 30 meses, dentro das consultas de rotina de avaliação do desenvolvimento infantil.
Para isso, profissionais da Atenção Primária deverão aplicar o M-Chat, teste de triagem utilizado para identificar sinais precoces de autismo. A partir dos resultados, será possível orientar famílias sobre estímulos, intervenções e terapias adequadas a cada caso.
Das 23 cidades brasileiras contempladas com a implantação de novos CERs, duas são do estado de São Paulo: São Carlos e Registro. A próxima etapa cabe à Secretaria Municipal de Saúde, responsável por dar andamento aos trâmites até a realização da licitação da obra.
O vereador Lineu destacou a importância da conquista. “O Presidente Lula e o Ministro Padilha não têm poupado recursos e a implementação de novos programas, projetos e ações no processo de reconstrução do SUS. E demonstram carinho com São Carlos e nosso povo garantindo um atendimento na saúde mais digno aos usuários de nossa cidade e região com o Mais Médicos, o Agora Tem Especialidades, novas obras no Hospital Universitário, duas novas unidades de saúde, novo CAPS-Infanto-Juvenil, novas ambulâncias no Samu e a entrega do Acelerador Linear para a Santa Casa”.
Com a implantação do CER, São Carlos passa a integrar a nova fase da política nacional de cuidado às pessoas com deficiência, ampliando o acesso a diagnóstico, terapias e reabilitação.
