Prêmio “Casos de Sucesso”

Secretário Márcio Marino recebe prêmio por Limeira, referência em saneamento básico no Brasil

Marcio Marino durante a entrega do prêmio para Limeira, referência brasileira em saneamento básico/Divulgação

O Instituto Trata Brasil, organização da sociedade civil que atua em prol ao acesso pleno dos serviços de saneamento básico no país, promoveu nesta terça-feira, 13, a 9ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso”. O evento, realizado em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (Ceisa-FGV), tem como intuito reconhecer os esforços dos municípios que são destaques positivos em avanços na infraestrutura de saneamento básico.

Segunda colocada no Ranking do Saneamento 2025, estudo que avalia os indicadores de saneamento dos 100 municípios mais populosos do país, Limeira foi uma das cidades premiadas na categoria “Destaques do Ranking do Saneamento de 2025”. Participaram do evento, 5.587 municípios de todo o País.

Limeira esteve representada pelo prefeito Murilo Felix (Podemos) e contou também com a presença do Secretário do Meio Ambiente e Saneamento, o são-carlense Marcio Marino que acumula funções na Secretaria de Obras e Zeladoria (na gestão Paulo Altomani (2013/2016), em São Carlos, acumulou funções como secretário de Obras Públicas, de Habitação e de Trânsito) e do diretor presidente da BRK Ambiental José Mario do Espírito Santo.

O Prêmio

Nos anos de 2023 e 2024, Marino foi secretário municipal de Obras em Piracicaba e há seis meses, atua nas secretarias de Obras Públicas e Zeladoria e de Meio Ambiente de Limeira, que é referência no Brasil em saneamento básico, com 98,5% das moradias sendo atendidas pelo abastecimento de água, além de 96,1% das casas tem a coleta de esgoto e o tratamento de esgoto chegando a 98,5%. A perda na distribuição de água é de apenas 19%.

Limeira foi premiada na Categoria “Destaques do Ranking do Saneamento de 2025”, pelo Instituto Trata Brasil, muito respeitado na área.

Os três municípios que ocupam o topo do ranking, que analisa e avalia os serviços dos 100 municípios mais populosos do Brasil foram Campinas, Limeira e Niterói.

Para produzir o ranqueamento, foram levados em consideração indicadores do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa), publicado pelo Ministério das Cidades.

Os prefeitos dos municípios agraciados participaram de um debate, mediado pelo apresentador Carlos Tramontina, onde foram entre outras perguntas, questionados sobre:

– A recomendação que se daria para um prefeito ou representante de concessionária para avançar o saneamento em seu município?

– Como o investimento em saneamento tem impactado a vida da população e os demais indicadores municipais, sobretudo da saúde?

– Quais os desafios encontrados pelo caminho no município nessa decisão de priorizar o saneamento básico? Valeu a pena?

– Enquanto operadores de saneamento básico, qual o caminho para a universalização do saneamento?

– Os municípios agraciados chegaram ao topo. Como estão planejando a manutenção dos municípios neste local de destaque com vistas ao futuro? Sobretudo considerando mudanças climáticas e seus impactos para as cidades, com variação na disponibilidade hídrica, ondas de calor, secas extremas. O quanto dessas preocupações já está no dia a dia do município.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Trama golpista
Felipe de Paula/AE O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, não acolheu os […]
Há 16 horas
NA SÃO CARLOS FM!!
Empresário o Plano Diretor, defende mudanças para atrair investimentos, comenta mercado imobiliário e sobre convite para disputar eleições
Há 18 horas
Eleições
Hugo Henud/AE O MDB pretende testar o nome do ex-presidente Michel Temer, 85, como possível […]
Há 1 dia