17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Termina programa entre Diretoria de Ensino e o Judiciário

Termina programa entre Diretoria de Ensino e o Judiciário

22/11/2013 20h56 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Termina programa entre Diretoria de Ensino e o Judiciário

O prefeito Paulo Altomani, junto com o presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral, esteve na manhã desta sexta-feira, 22, no salão do Júri do Fórum Criminal da cidade, onde foi realizado o encerramento do “Programa Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”, coordenado pela Dirigente de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco e pelo Juiz de Direito da 3ª Vara Criminal, Dr. André Luiz de Macedo.

 

O programa, que encerrou sua terceira versão, é uma parceria da Diretoria Regional do Ensino e do Poder Judiciário de São Carlos e envolveu, neste ano, mais de 3.500 alunos dos 5º. e 6º  anos das escolas estaduais da cidade, em atividade em conjunto com juízes, promotores e policiais militares. Na ocasião foi lançado livro escrito pelas crianças, com temas ligados à Justiça e os alunos realizam apresentações de teatro e música.

Juntamente com o prefeito compuseram a mesa principal do salão, o Presidente da Câmara Municipal Marquinho Amaral e o Juiz de Direito 1ª Vara Criminal, Dr. Antonio Benedito Morello. O evento ainda foi prestigiado por juízes de direto, promotores de justiça, defensores públicos, representantes da OAB, da Polícia Militar e da Força Aérea.

Altomani, relatou ter ficado emocionando com a energia e alegria das crianças, ressaltou a importância de passar aos alunos, o conhecimento dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. “Conhecendo a constituição, seus deveres e direitos e respeitando as leis, aos pais e aos professores, essas crianças serão verdadeiros cidadãos. Não existe outra solução para nosso País que não seja por meio do caminho da educação”.

Para o juiz André Luiz de Macedo, o projeto teve um encerramento memorável. “Nunca vimos os alunos tão animados e envolvidos com o programa. É o judiciário contribuindo com a educação, já que temos o mesmo propósito de construir uma sociedade livre, justa e solidária”, comentou. O juiz ainda lembrou a importância das crianças conhecerem os profissionais e o ambiente jurídico.

 

Débora reforçou que durante este ano houve intenso envolvimento das escolas com o programa. “Em algumas foram, inclusive, desenvolvidos outros projeto paralelos. É o início de uma vida cidadã. Estamos preparando crianças com consciência crítica, que conhecem como funciona uma sociedade”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x