18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Vereadores se reúnem com o presidente do Saae

Vereadores se reúnem com o presidente do Saae

11/10/2013 22h12 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Vereadores se reúnem com o presidente do Saae

Na última semana o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Sergio Pepino, esteve no gabinete da presidência da Câmara Municipal para uma reunião com vereadores da casa. O convite foi feito pelo presidente, vereador Marquinho Amaral (PSDB), que enviou um ofício ao Saae.

 

Sergio Pepino, que estava acompanhado de um funcionário da autarquia, for recebido pelo presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral (PSDB), e pelos vereadores: Walcinyr Bragatto, Penha, Laíde, Rodson, Mauricio Ortega, Ditinho Matheus e Rodrigo Venâncio, diretor-administrativo da Câmara.

Os parlamentares apontaram os principais problemas que estão ocorrendo na cidade no que diz respeito ao trabalho do SAAE e destacaram a falta de água em alguns bairros, vazamentos existentes e a nova sistemática na isenção da conta de água para entidades assistenciais da cidade. As instituições eram isentas do pagamento.

 

PROBLEMAS/SOLUÇÕES

Bairros como Vila Nery e Santa Felícia sofrem com a falta de água em alguns horários do dia ou até dias, de acordo com reclamações de moradores que entraram em contato com alguns vereadores. Segundo o presidente do Saae, a cidade possui uma reserva total de água que permite o fornecimento emergencial por somente três horas. “Estamos estruturando o sistema, buscando interligar as diversas regiões da cidade, bem como seus reservatórios. Isso permitirá buscar água onde houver e fornecer para regiões que ocasionalmente estejam com falta”, explicou. As informações foram complementadas pelo vereador Bragatto, que também apoiou a solicitação da reunião.

Outro exemplo dado por Sergio Pepino é a captação de água do Espraiado, que está no limite. Para expandir tal reservatório, o Saae está adquirindo outras três bombas e caixas d’água, visando a melhoria do abastecimento naquela região. No entanto, para a aquisição desses materiais, além da utilização de recursos próprios, será necessária a complementação com verbas federais ou estaduais. A autarquia já está buscando tais recursos.

Com relação à nova sistemática da autarquia que estabelece cobrança às entidades assistenciais de 1/3 do valor da tarifa de água, Sergio Pepino expos que devido à gratuidade total notava-se certo descuido e uso excessivo por parte das instituições. Como a lei referente “autoriza” e não “obriga” o Poder Público a dar subsídio na tarifa de água, optou-se por cobrar parte do valor, estimulando o uso racional.

Marquinho aprovou o resultado da reunião, que gerou esclarecimentos sobre o abastecimento de água. “A Câmara está atenta ao cumprimento do seu papel de fiscalizadora e diante de muitas reclamações foi necessário buscar informações sobre os procedimentos do Saae, que tratam de questões de grande interesse público. Agradeço imensamente ao Sergio Pepino, que veio até aqui, conversou com os vereadores e esclareceu todas as dúvidas, além de mostrar ações que estão sendo feitas para melhorar os problemas relacionados à água na cidade”, disse Marquinho.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x