3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos – 12/10/13

Torpedos – 12/10/13

11/10/2013 23h18 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Torpedos – 12/10/13

Grande demais

 

Parece que o PSB (Partido Socialista Brasileiro) é grande demais para abrigar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

 

Pequeno demais

Na contramão desta realidade, em São Carlos parece que o PSB é pequeno demais para abrigar o empresário Airton Garcia e a sua atual presidente, Regina Bortolotti. Ambos não se bicam há muito tempo e, pelo andar da carruagem, não devem ficar muito tempo na mesma sigla.

 

Diferença absurda

Na verdade, em política o capital da liderança é o voto. E neste quesito há uma grande diferença entre Airton e Regina. Na disputa para prefeito de 2008 ambos eram candidatos e tiraram a “teima”. Enquanto o empresário, em 2008, obteve 36.982 votos ou 29,83% dos votos válidos, a advogada Regina obteve apenas 724 votos ou 0,58% dos votos válidos.

 

Solidários

O presidente do Solidariedade, Maurinho França, garante que mais dois vereadores estão de malas prontas para o seu partido. Ele até disse que o petista Roselei Françoso é muito “solidário” e poderia ingressar na siglas. Outros alvos seriam Paulo Taú (PSDB) e Cidinha do Oncológico (PHS).

 

Chaminé no escuro

Um leitor que pratica o bom hábito de fazer caminhadas noturnas na Avenida Marginal, entre o Forum Cível e a Educativa, reclamou para esta coluna que a antiga chaminé das Indústrias Facchina estaria no escuro. Ué, o que será que está ocorrendo???

 

José Bonifácio

Outro atento leitor reclamou que a Rua José Bonifácio na altura da antiga unidade da Faber Castell e ao longo da antiga empresa Tecidal, estaria totalmente às escuras. Com a palavra o pessoal da CPFL.

 

Apoio à greve

Os estudantes do Centro Acadêmico Armando Salles de Oliveira (Caaso) deliberaram em assembleia na quarta-feira, 9 no campus da USP em São Carlos o apoio à greve estudantil em curso na Universidade de São Paulo e a ocupação de sua reitoria. Os alunos da USP, em greve, estão desde o dia 1, acampados dentro do prédio da reitoria do campus, na zona oeste de SP. O grupo pede mais autonomia no processo eleitoral para a escolha do novo reitor da universidade.

 

Eleição direta

Os alunos de São Carlos apóiam a eleição direta e paritária para reitor. Os alunos também reivindicam a estatuinte e o fim da lista tríplice. Os uspianos aprovaram indicativo de greve e comissão para elaborar a questão do ônibus no campus. Foi decidida uma paralisação para a próxima quinta-feira, 17.

 

Catapora 1

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e referência no tratamento de doenças infecciosas para a América Latina, alerta a população para o aumento de casos de catapora durante a primavera. Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE), até julho deste ano, já foram confirmados 2.168 casos da doença na faixa etária entre 0 e 9 anos.

 

Catapora 2

A catapora atinge principalmente crianças, mas adultos infectados com o vírus requerem cuidados especiais, sobretudo se tiverem outras doenças associadas, pois eleva o risco de complicações. Altamente contagiosa, a patologia caracteriza-se pela presença de febre e de pintas vermelhas espalhadas em todo o corpo, que evoluem para crostas, até a cicatrização. Durante esse período, os sintomas são parecidos com os de um resfriado: febre e mal estar. A catapora é transmissível mesmo sem ter aparecido na pele.

 

Catapora 3

Segundo a infectologista do Emílio Ribas, Yu Ching Lian, após a contaminação, deve-se manter o resguardo em casa, com descanso e higiene adequada. “Crianças sem disfunção imunológica não precisam tomar nenhuma medicação especial. O ideal é lavar as lesões com sabão normal durante o banho, secar, não fazer uso de nenhum tipo de pomada e não fazer curativo”, explica.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x