2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos – 14/11/2013

Torpedos – 14/11/2013

13/11/2013 22h57 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Torpedos – 14/11/2013

Lu por um fio

 

O “mandato” da prefeita eleita de Ibaté, Lu Spilla (PSDB) está por um fio, ou melhor, por um voto. Ela está perdendo de 3 x 2 na votação do recurso contra a impugnação do registro de sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TER).

 

Duas possibilidades

Falta um voto. Caso ele vote pela manutenção da impugnação, Lu terá o registro cassado e deverá deixar a Prefeitura. Caso o voto seja favorável a ela, caberá ao prisente do Tribunal decidir a questão. A votação poderá ocorrer nesta quinta-feira, 14…

 

O mesmo

O presidente do Tribunal é o mesmo que condenou o ex-prefeito Parella a oito anos de inegibilidade e cassou o mandato do ex-prefeito Alessandro Magno de Melo Rosa e de seu vice, Horário Sanchez do Carmo, ambos do PSDB.

 

Uma no cravo…

E não tardou a resposta do prefeito Paulo Altomani (PSDB) ao deputado federal Newton Lima, ex-presidente do Partido dos Trabalhadores em São Carlos. Newtão disse, durante a convenção do PT, que o partido precisa se empenhar mais na oposição para acompanhar os “desastres” do governo Altomani.

 

…outra na ferradura

O prefeito elencou uma série de “desastres” cometidos pelo governo petista ao longo de 12 anos, sendo um dos principais a situação lastimável e contestada pela Justiça e pelo Ministério Público em que se encontravam as crianças e adolescentes no Albergue Infantil.

 

Em boca fecha não entra moscas…

A conclusão óbvia é que se chega é que, com todo respeito ao deputado Newton Lima, ele perdeu uma ótima chance de ficar calado ou, no mínimo, utilizar outra palavra. Jogar para a torcida nem sempre ajuda o político.

 

Consumo interno

E política para consumo interno sempre dá problema!!! Por outro lado, como vivemos num país democrático, ele pode falar o que bem entender. E responder por isso, é obvio…

 

“Estamos de mal”

E isso ocorre bem no momento em que Altomani e Newtão estavam aos abraços e “irmanados” na luta pela internacionalização do Aeroporto Mário Pereira Lopes. Tomara que estas rusgas não atrapalhem este trabalho conjunto. Afinal, o futuro da cidade não pode ser comprometido por estas briguinhas entre tucanos e petistas.

 

Rusgas

E por falar em rusgas, Lineu Navarro (PT) se envolveu em uma polêmica com os vereadores Edson Fermiano (PR) e Equimarcílias Freire (PMDB), este último um craque em confusões no Legislativo.

 

Amor antigo

Tanto Freire quanto Fermiano tem rivalidades históricas com Lineu Navarro. Os três não se entendiam nem mesmo quando todos faziam parte da base de apoio ao prefeito Oswaldo Barba (PT). Pelo jeito este antigo “caso de amor” vai continuar…

 

Filiar nomeado

O PMDB de São Carlos criando uma nova tática política, ou seja, filiar secretários após a sua nomeação no governo do prefeito Paulo Altomani (PSDB). Quem inaugura esta “série” é Marcelo Sangaltetti, que assume a Pasta de Esportes.

 

Dupla função

Sangaletti, que jogou em Juventus, Corinthians, Internacional e Sport entre outros, substitui Zézão Favoretto, teria dupla missão: a primeira, obviamente, organizar o setor de esportes na cidade, oferecendo mais opções, campeonatos e etc. E o outro seria formar a dupla de zaga do time da Prefeitura nas peladas de final de ano com Altomani, ex-Guarani e São Carlos Clube.

 

Desidratação

De janeiro a dezembro de 2012, foram realizadas 10.033 internações e registrados 473 óbitos em todo o Estado. As regiões que tiveram os maiores registros foram a Grande São Paulo, com 1.451 internações; São José do Rio Preto, com 1.156; e a Baixada Santista, com 1.041 casos.

 

Crianças

Entre as principais vítimas de internação, estavam crianças de até 4 anos de idade, num total de 270 internações, e idosos com 762 registros no ano passado. O corpo humano perde água através do suor, respiração, lágrimas, urina e fezes, principalmente no calor, por isso, a ingestão de líquidos é extremamente necessária.

 

Perda de água

“A desidratação ocorre quando a perda de água corporal não é reposta adequadamente”, explica Alysson Moraes Souza, médico no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) “Dr. Luiz Roberto Barradas Barata”, unidade da Secretaria localizada no bairro de Heliópolis, zona sul da capital.

 

Problemas 1

A ingestão insuficiente de líquidos, transpiração excessiva causada por exercícios físicos, calor ou febre também podem causar desidratação, assim como vômito, diarreia e diuréticos.

 

Problemas 2

 

A falta de líquido no corpo pode causar, em adultos, fraqueza, tontura, cansaço, sonolência, aumento dos batimentos cardíacos e dores de cabeça. “Em casos mais graves, pode ocorrer redução acentuada da pressão arterial, parada da eliminação da urina, confusão mental, perda de consciência, convulsões, coma, falência de órgãos e até a morte”, diz o médico.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x