5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos – 17/9/13

Torpedos – 17/9/13

16/09/2013 22h15 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Torpedos – 17/9/13

Airton Garcia

Quem anda meio sumidão de São Carlos é o empresário Airton Garcia. Dizem, nos bastidores, que ele voltará com tudo e deve participar ativamente das campanhas eleitorais de 20014 e 2016.

 

Tucano x Verde

Não anda nada amistosa a relação entre o coordenador de Cultura, Ney Vilela,  e o ex-vereador Robertinho Mori Roda, que é filiado ao PV, que ocupa cargo de confiança na Pasta. Parece que a situação caminha de mal a pior. O verde estaria, segundo informações com os dias contados no governo. Será???

 

Barracos de boteco

Também anda saindo faíscas de alguns bate-papos em alguns bares do centro da cidade. Dizem as más línguas que após algumas garrafas de cervejas, alguns segredos vêm à tona e levam personalidades dos meios políticos e empresariais à turras. E haja suco de maracujá para acalmar os ânimos…

 

Bocas-moles

No meio deste imbróglio um amigo nosso muito bem informado disse que já cansou de pedir segredo para algumas figuras, que usam de informações privilegiadas para, no calor da discussão, usar como arma letal contra seus oponentes.

 

E se não fosse a cana?

O mais correto talvez seria estes debatedores irem para o front tomando apenas água mineral ou mesmo da torneira, como diz nosso solerte repórter da Intersom FM, Mendes Aguiar: “Não corra, não mate, não morra. Tome água, ela lhe dá lucidez”. E tenho dito!

 

Curta-metragem

O curta-metragem “Izabel”, da aluna Maria Julia Carvalho, do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi contemplado pelo Canal Futura em edital para a realização de documentários de escolas de Cinema. O projeto teve a orientação do professor Arthur Autran, docente do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade.

 

Documentário

“Izabel” aborda a memória dos atuais moradores da Vila Izabel, um bairro de São Carlos que, segundo estudos, teve sua fundação relacionada ao processo de ocupação urbana dos ex-escravos no período pós-abolição da escravatura. No documentário, os moradores contam sua história para os espectadores refletirem sobre como o passado se relaciona com o presente.

 

História

A ideia do filme surgiu quando a aluna responsável pelo projeto conversava com as pesquisadoras Natalia Costa e Joanna D’arc, que realizam estudos sobre o período pós-abolicionista e suas implicâncias na arquitetura de São Carlos. “A princípio, a ideia era produzir um documentário histórico sobre o bairro. No entanto, durante o processo de pesquisa e pré-produção, o foco foi redirecionado”, conta Maria Julia.

 

Canal Futura

O projeto, que foi selecionado no 3º Chamado Público do Núcleo de Jornalismo do Canal Futura – Edição Especial para Audiovisuais realizados por Estudantes, recebeu R$ 5 mil para sua realização e será exibido na faixa Sala de Notícias, um espaço do Canal dedicado a reportagens documentais que exploram a diversidade de olhares, linguagens e narrativas, e também com possibilidade de exibição no programa Globo Universidade.

 

Inédito

Esta é a primeira vez que o Futura realiza uma edição especial do Chamado para estudantes. A iniciativa – exclusiva para alunos universitários de cursos de graduação em fase de preparação dos seus trabalhos finais nas áreas de Comunicação Social, Cinema ou outra que envolva a formação para a produção audiovisual – reforça o caráter colaborativo do canal.

 

Negligência

Pesquisa coordenada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, maior complexo hospitalar da América Latina, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, apontou que 88% dos acidentes envolvendo motos na capital paulista acontecem por imprudência.

 

Culpa

Em 49% dos casos a culpa é do motociclista e, em 51%, pelo condutor de outro veículo. “A culpa divide-se igualmente entre motociclistas e motoristas”, diz a responsável pelo estudo, Júlia Greve, médica do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC.

 

Nova Classe Média

A nova classe média fez se intensificar uma nova categoria de restaurante: o de multidões. Em um único domingo, esse tipo de estabelecimento chega a receber 3.500 pessoas, atraídas também por lazer e recreação familiar.

 

Toneladas de comida

Restaurantes utilizam toneladas de alimentos para atender fluxo do final de semana

Vendedor de calçados femininos e de fotografias também faturam em restaurantes

Na região, a Fazendinha, em Ribeirão Preto, e o pesqueiro Casagrande, em Jardinópolis (329 km da capital), são alguns dos exemplos. Próximo, em Pirassununga, também existe o restaurante Beira-Rio.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x