27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos – 23/8/13

Torpedos – 23/8/13

23/08/2013 00h27 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Torpedos – 23/8/13

Advogados

A Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira, 23, uma sessão solene para  entrega do Prêmio “Dr. Aurélio Cattani” ao “Advogado do Ano”, Oswaldo César Eugênio, e ao “Advogado Homenageado do Ano”, João Lembo, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em suas áreas de atuação. A solenidade será realizada no Buffet Café Tropical (rua Miguel João,1295), às 19h30. A ambos nossos parabéns!!!

 

Greve na polícia

Nesta quinta-feira, 22, ocorreu mais uma daquelas polêmicas paralisações da Polícia Civil. O mais engraçado nesta história é que ninguém chega a notar estas greves, de tão problemático que o atendimento à população nestas repartições.

 

Descaso

Quem vai registrar um boletim de ocorrência acaba desistindo tamanha a morosidade dos servidores das delegacias e distritos policiais. Este é um setor que precisava trabalhar mais para ser notado e não fazer greves.

 

Quem nota?

Aliás, como a população acaba desistindo dos serviços de tais repartições, será que alguém nota estas paralisações? Ainda bem que São Carlos já tem o Poupatempo…

 

Treze cassados

Levantamento realizado pela Folha de São Paulo mostra q.’e treze prefeitos paulistas eleitos em outubro do ano passado foram cassados ou tiveram a condenação mantida pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo neste ano por irregularidades nas eleições.

 

Absolvidos

Outros quatro políticos, porém, que chegaram a ser cassados pela Justiça local, foram absolvidos pelo tribunal paulista –são os casos dos chefes do Executivo de Bragança Paulista, Casa Branca, Mogi Mirim e Araras.

 

TSE

Em São Paulo, dos 13 cassados, seis prefeitos ainda se mantêm no cargo porque aguardam recurso no próprio tribunal ou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). São os eleitos de Bálsamo, Poá, Cerquilho, Panorama, Pinhalzinho e Nova Independência.

 

Segundo colocado

Nas demais cidades, o prefeito teve de deixar o cargo, assumido pelo segundo colocado na disputa de 2012 ou mesmo pelo presidente da Câmara até que se concluam novas eleições municipais. O levantamento foi feito pela Folha com base nos julgamentos do TRE de São Paulo ocorridos desde janeiro.

 

Recursos infinitos

Docente da UFSCar, a cientista política Maria do Socorro Braga, pesquisadora sobre eleições e partidos no país, diz que a lei brasileira, que permite uma sucessão de recursos da defesa, e a lentidão da Justiça acabam por permitir a situação de que cassados se mantenham no cargo.”As questões deviam ser julgadas ainda no período eleitoral ou logo depois.”

 

Estabilidade

Apesar do prejuízo à população com a insegurança de quem será definitivamente o prefeito, Vera Cepeda, também professora de ciências políticas da UFSCar, diz que as prefeituras hoje, “felizmente”, têm maior estabilidade institucional. “Como há essa estabilidade, o fato de você mexer no cargo de prefeito não interfere no funcionamento da cidade, a não ser que a indecisão dure muito tempo”, disse.

 

Denise Brasil

 

Esta coluna manifesta pesar pela morte de Denise Brasil, a funcionária mais antiga da emissora de rádio Realidade AM, dirigida em São Carlos pela Família Melo. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x