27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos –27/8/2013

Torpedos –27/8/2013

25/08/2013 14h28 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Torpedos –27/8/2013

Combustíveis

 

Vários consumidores têm telefonado para esta coluna e reclamado do preços dos combustíveis em São Carlos. De acordo com estes cidadãos, o município merece o indesejável título de “campeão dos preços de álcool e gasolina” da região.

 

Procon

Está na hora de o nosso Procon se mexer e fazer um estudo e uma fiscalização rigorosa para verificar se a lei de mercado está funcionando realmente.

 

Mão invisível

Será que a tão famosa “mão invisível” consagrada pelo grande economista escocês Adam Smith está em alguma cumbuca indevida em São Carlos??? Calma, perguntar não ofende…

 

Primeiro emprego

A conquista do primeiro emprego é algo marcante e continua sendo um grande desafio para os jovens  de São Carlos. Vencer a desconfiança e entrar num mercado cada vez mais disputado são missões bastante complicadas.

 

“Atalhos”

Alguns “atalhos” existentes são os programas de treinamento e educação para o trabalho, como o Círculo do Amigo do Menino Patrulheiro (Camp) e o O Catem (Centro de Aprendizagem e Técnicas Emílio Manzano).

 

Eduardo Brinquedos

Além de grandes redes e alguns supermercados locais, quem tem se destacado na opção por empregar jovens  é o empresário Eduardo Martins, dono das duas lojas Eduardo Brinquedos e da loja Eduardo Presentes e hoje vereador pelo PSC,

 

Oportunidades

Esta vontade de oferecer oportunidades para a juventude tem a ver com a própria história de Eduardo. “Quando, muito jovem, saí do sítio e  fui para a cidade sofri, batendo de porta em porta, pedindo uma oportunidade trabalhar. Comecei numa lanchonete, passei pelo Banco Mercantil de São Paulo como contínuo e depois estudei e consegui passar no concurso do Banco do Brasil, o que mudou minha vida. Se não oferecermos oportunidades para os jovens, nosso futuro estará comprometido. Temos que gerar cidadania a partir das oportunidades”.

 

Ex-patrulheiro 1

São-carlenses bem sucedidos começaram como “patrulheiros”. É o caso do servidor municipal Milton Antonio Gomes Rios, hoje com 62 anos, foi patrulheiro entre 1962 e 1968. Ele começou a trabalhar em 1962 como office-boy no Fórum Criminal.

 

Entrou e não saiu mais…

Depois disso trabalhou no Mercado Municipal e também numa fábrica de estojos que era fornecedora da Faber Castell. Em 1964 chegou ao Edifício Euclides da Cunha para atuar no Museu Cerqueira César. “Entrei no prédio onde hoje é a Câmara Municipal e nunca mais saí”.

 

Ex-patrulheiro 2

Quem também passou pelo CAMP foi Rodson Magno, hoje vereador em seu primeiro mandato pelo PSDB. “Se sou vereador hoje devo muito ao CAMP. Foi lá que aprendi a ser cidadão. Lá me preparei para vida, foi uma grande escola. Fui office-boy durante 10 anos e isso me ajudou muito”, afirma o vereador mais jovem do atual mandato.

 

Trabalhador precoce

O engenheiro, empresário e atualmente prefeito de São Carlos, Paulo Altomani, foi outro que começou a trabalhar muito jovem. Não foi através de nenhum programa de primeiro emprego, mas sim numa sapataria em Amparo (SP), sua cidade natal. “

 

Políticas públicas

Com  relação a políticas de primeiro emprego, o secretário municipal de Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira, ressalta que a Prefeitura não tem um programa específico.

 

Capacitação

O que a Pasta oferece hoje são diversos cursos de capacitação e orientação para jovens a partir de 16 anos como o Planteq (curso de Técnicas Comerciais que está em andamento), o Via Rápida Emprego (curso de Alimentador de Linha de Produção, com inscrições abertas) e o Time do Emprego.“Além disso, existe um projeto no estilo “Jovem Aprendiz” em estudo, juntamente com a Câmara Municipal, mas ainda está muito no início”, afirma Hilário.

 

Competência

 

Um abração ao amigo Rodrigo Venâncio, competente diretor-administrativo da Câmara Municipal e que vem realizando um grande trabalho no Poder Legislativo ao lado do inseparável e também eficiente Paulo Bolzan. Que Deus os proteja e ilumine e os mantenha com os amigo que sempre foram!

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x