28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Feira da Sucata e da Barganha amplia ação

Feira da Sucata e da Barganha amplia ação

01/06/2012 22h53 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Feira da Sucata e da Barganha amplia ação

Ela já virou uma tradição na cidade, para quem gosta de um bom escambo e para quem curte um divertido programa de domingo. Em sua 14ª edição, a Feira da Sucata e da Barganha promove esse ano uma programação educativa mais intensa, com o objetivo de aproveitar o grande número de pessoas que circulam pelas suas barracas para difundir uma consciência ambiental mais viva.

É o que estão propondo Prefeitura Municipal de São Carlos, SESC São Carlos e a Eventua – Eventos Corporativos na edição que acontece no próximo dia 03 de junho, no Pavilhão da São Carlos Expo Show, a partir das 8h.

Com o apoio do Espaço Ver(a)Cidade, Ecovila Tibá, Asteca Eventos, Fora do Eixo, ConsumoSol, SENAC São Carlos, PubliOut, Kappa, EPTV, São Carlos S/A Ind. Papel e Embalagens, São Carlos Ambiental e RPS Engenharia, os organizadores preparam uma programação recheada de debates, oficinas e intervenções, todos voltados para questões ambientais da atualidade. As inscrições para expor já se encerraram, mas ainda há vagas para participar das oficinas e debates.

Entre as atrações, está a oficina “Dulcinéia Catadora”, da artista plástica Lucia Rosa, que desenvolveu com cooperativas de catadores de papelem São Paulo, técnica oriunda da Argentina (Eloísa Cartonera), que transforma papelão coletado nas ruas em capas de livros e catadores, em editores de literatura. Outra oficina é a de Horticultura Urbana com integrantes do Espaço Ver(a)cidade, que ensinarão como você pode, a partir de resíduos produzidos em sua casa ou apartamento, montar uma horta orgânica.

O espaço Ver(a)cidade participa também do debate sobre Permacultura, com Marcelo Bueno, do IPEMA (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica), um dos maiores especialistas do assunto no país. Outro fórum importante é o lançamento da Plataforma Cidades Sustentáveis, um conjunto de 12 eixos e 64 indicadores elaborados pela ONG Rede Nossa São Paulo, que tem por objetivo a construção de políticas públicas promotoras de sustentabilidade socioambiental.

A Cadeia da Reciclagem no Brasil: Avanços e Desafios é o tema do debate que acontece às 12h30, com integrantes do Movimentos Nacional de Catadores (MNCR), da Coopervida (Cooperativa de Catadores de São Carlos),  representante da Associação Nacional das Indústrias Recicladoras de Papel, Representante da São Carlos Ambiental (que mantém parceria público privada com a Prefeitura Municipal de São Carlos) e representante da Prefeitura, sobre os rumos da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no país.

Entre as intervenções e shows, destaques para o personagem d’O Carteiro, encarnado pelo ator Leandro Calado, que abordará os visitantes proferindo mensagens de cunho educativo e o show com a Banda Sigla, no encerramento da Feira. Confira a programação completa:

 

10h – Danças Circulares

11h – Lançamento da Plataforma Cidades Sustentáveis

11h20 – Intervenção – O Carteiro

11h20 – Oficina: Horticultura urbana

12h30 – Debate sobre Economia Verde: A Cadeia da Reciclagem no Brasil: Avanços e Desafios

13h – Intervenção – O Carteiro

13h40 – Show: Rocker Gangs All Steps

13h40 – Oficina: Dulcinéia Catadora

14h – Lançamento de Livro: Economia, Educação Ambiental e Participação Comunitária

14h40 – Intervenção – O Carteiro

14h40 – Debate: Permacultura e Sustentabilidade urbana

16h – Show: Banda Sigla

16h20 – Intervenção – O Carteiro

 

Serviço

XIV Feira da Sucata e da Barganha

Domingo, 3, das 8h às 17h.

Pavilhão São Carlos Expo Show (Rua Coronel José Augusto de Oliveira Salles, 50 – Vila Isabel).

Grátis

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x