28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Indústria de São Carlos inicia retomada do emprego

Indústria de São Carlos inicia retomada do emprego

Em julho e agosto deste ano o setor da indústria contratou mais do que demitiu, com saldo positivo de 121 e 301 empregos, respectivamente

14/10/2020 07h48 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Indústria de São Carlos inicia retomada do emprego Foto: Ministério da Economia

De acordo com os dados de agosto do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor da indústria teve saldo positivo de 301 empregos com carteira assinada, resultado de 626 contratações e 325 demissões. Os números de agosto também ficaram acima do registrado no mesmo mês de 2019, quando foram criadas 164 vagas formais. É o segundo mês seguido de saldo positivo, depois dos 121 postos de trabalho formais criados em julho.

Mas, no acumulado de 2020, de janeiro a agosto, o saldo ainda é negativo, foram perdidos 211 empregos. O balanço é resultado de 2.900 contratações e 3.111 demissões registradas no ano.

Segundo o diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp São Carlos), Emerson Chu, esses saldos positivos no emprego significa a retomada da indústria como consequência da reabertura do comércio, ou seja, a retomada do emprego.

“Eu acho que o nome para esse momento é resiliência, o industrial é bastante resiliente, a indústria não parou. Mas, a engrenagem comércio, serviços e indústria, uma depende da outra, quando em março tivemos a paralisação do comércio, a demanda na indústria foi caindo, e de certa maneira houve uma redução forte nos empregos. Agora, com a retomada do comércio a partir de junho, então a indústria começou também a retomada do emprego, só que o desemprego ainda é maior quando comparamos com o mesmo período do ano passado, quando o saldo foi negativo em 112 empregos formais”, ressaltou na entrevista no programa Fala São Carlos.

De acordo com o diretor Chu, o mecanismo do crescimento na indústria foi quebrado com a pandemia, resultando na quebra de muitas indústrias em São Carlos e região, em sua maioria micro e pequenas empresas. Por isso, o crescimento da indústria será gradativo e lento, principalmente que neste momento estamos enfrentando a falta de matéria prima. Agora, quando tivermos a vacina o crescimento no setor industrial será muito grande.

Falta de matéria prima

O diretor do Ciesp São Carlos explicou os motivos da falta de matéria prima na indústria. “Devido que o comércio ficou parado por um longo período, consequentemente os suprimentos não foram repostos, e os estoques foram diminuídos durante esse período até zerar o estoque. Agora com o retorno do comércio, começou um pequeno aumento na demanda, e as indústrias estão sem matéria prima básica, como papel, aço e outras, e isso tem prejudicado muito a retomada da produção”, salientou.

Home office

O diretor Chu afirmou que o home office veio para ficar, mas o emprego na indústria não será totalmente virtual. “O home office é um ponto importante, mas acho que teremos um meio termo, porque as pessoas necessitam ter uma convivência com seus parceiros, principalmente no momento do cafezinho, quando eles tem a oportunidade de trocar ideias e experiencias, por isso, no meu entendimento não pode ser totalmente virtual”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x