Arte Negra deve inserir São Carlos no turismo étnico
Nesta quinta-feira, 20, aconteceu uma segunda reunião entre o diretor de Turismo da Prefeitura de São Carlos, André Frujuelle, e Lúcia Helena Tavares de Oliveira, Delegada Regional de Turismo, para a organização da 1ª. Feira de Empreendedorismo e Cultura da Arte Negra (Fecane) de São Carlos.
Com oficinas, gastronomia, artesanato, artes plásticas e apresentações culturais de música e dança, a Fecane será realizada de 19 a 21 de julho de 2013, na Estação Cultura, com o objetivo de iniciar as ações de desenvolvimento ao empreendedorismo turístico da população negra e afro descendente.
Segundo André, será a oportunidade da cidade agregar mais uma ferramenta para ampliar seu turismo. Comprovadamente, São Carlos é o município, da região central do estado, que possui o maior acervo natural da história afro descendente.
Para a delegada regional e coordenadora de Turismo Étnico Paulista, Lúcia Helena, os produtos desenvolvidos isoladamente, como manifestação cultural, passarão a ser um produto turístico. “Uma manifestação cultural não tem o mesmo poder de geração de emprego e renda que tem o turismo. A intenção é transformar manifestação cultural em turismo, como parte da economia do município”, explicou.
A 1ª FECANE de São Carlos faz parte do projeto Turismo Étnico Resgate Empreendedorismo Desenvolvimento e Conquista, da Secretaria Estadual de Turismo, que vem agregar valores de sustentabilidade, base estrutural da elaboração de ações focadas no fomento de Políticas Públicas.
A base do turismo étnico é a preservação da originalidade, conservação das estruturas e o conhecimento dos fatos que os compõe. Assim como a potencialidade implícita de tornar-se um vetor da economia local.