7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Amaro Junior

Jornal Primeira Página > Notícias > Amaro Junior > Estudante da USP de São Carlos conquista medalha de prata na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Estudante da USP de São Carlos conquista medalha de prata na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

06/12/2017 10h06 - Atualizado há 6 anos Publicado por: Redação
Estudante da USP de São Carlos conquista medalha de prata na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Separados por milhares de quilômetros e com realidades diversas, mais de 6.500 estudantes de escolas públicas de todo o País foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016), organizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e que este ano contou com mais de 17 milhões de participantes.

A aluna de Ciências da Computação da USP (Universidade de São Paulo), de São Carlos, Amira Gayatri El Assad Hempel, foi uma das premiadas com a prata. Amira, que tem 18 anos, é do Rio de Janeiro e participa da OBMEP em todos os anos escolares, desde o 6ª ano. A estudante já ganhou duas medalhas de ouro, duas de prata, uma de bronze e uma menção honrosa. 

Filha única, Amira morava com a mãe e os avós. Sua mãe era guia turística e trabalhava de forma autônoma. Quando a filha foi aceita na USP em São Carlos, ela largou o trabalho para morar junto com a jovem, já que não ia conseguir se manter no Rio e, ao mesmo tempo, sustentar a filha em outra cidade. Enquanto a mãe não encontra um emprego, elas se sustentam com algumas reservas e com a bolsa do Instituto TIM. 

“Eu fiquei muito feliz quando soube da bolsa, foi uma garantia de que ia ter condições de me manter aqui”, conta Amira. Além das despesas com os estudos, a bolsa a ajuda a pagar as sessões de osteopatia e pilates, que a auxiliam no tratamento da escoliose, problema sério na coluna que a afeta desde o início da adolescência. 

Em sua 12ª edição, a OBMEP, que é destinada a alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, reuniu  concorrentes de quase todos os municípios brasileiros. Além dos 501 medalhistas de ouro, 1.500 conquistaram prata; 4.500 bronze; e 42.482 foram agraciados com menções honrosas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x