25 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Aumento dos índices de violência preocupa Newton

Aumento dos índices de violência preocupa Newton

13/03/2014 20h24 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Aumento dos índices de violência preocupa Newton

O deputado federal Newton Lima (PT-SP) criticou duramente a política de segurança pública do governo do Estado de São Paulo, em discurso, nesta quinta-feira, 13, no plenário da Câmara dos Deputados. “Quero manifestar aqui minha imensa preocupação com os rumos da segurança pública no Estado. Em janeiro deste ano, foi registrada a oitava alta consecutiva nos casos de roubo. O aumento foi de 32,5% em todo o estado e de 41,8% só na capital”, afirmou o parlamentar.

 

Newton Lima contou ter ouvido de vários comerciantes de lojas situadas na avenida Bruno Ruggiero, na cidade de São Carlos, que a situação está fora de controle. “Numa cidade que já ostentou índices de segurança pública invejáveis, vemos hoje uma situação de roubos constantes e isso acontece em várias outras cidades do estado”, disse. Segundo o deputado, em Ribeirão Preto, donos de postos de gasolina foram se queixar dos frequentes assaltos ao comandante das policias e ouviram a seguinte resposta: “não adianta achar que a polícia vai resolver o problema de vocês”, contou Newton Lima.

Para ele, a responsabilidade pelo aumento da violência no estado de São Paulo não é da polícia, mas dos governos do PSDB. “A culpa não é dos policiais, a culpa é dos governos tucanos que há 20 anos governam o estado e vem perdendo a briga para os grupos criminosos como o PCC e outros”, afirmou. O parlamentar denunciou, ainda, a redução de 11% dos recursos destinados à segurança pública no estado. “O que estamos vendo é a inoperância do PSDB no governo de São Paulo, também em matéria de segurança pública”.

 

De acordo com o deputado, dos R$ 15 milhões que deveriam ser investidos na instalação de unidades de polícia técnico-científica, apenas R$ 4,7 milhões foram executados. Houve, também, redução de valores nos programas de formação de policiais, como “Melhorar Sempre, Polícia com Excelência” (-26%) e o “Policial Valorizado, Sociedade Prestigiada” (-15%). Os investimentos para a compra de veículos caíram 12,7% de 2012 para 2013. Se a comparação for feita com o ano de 2010, a redução chega a 24% e os investimentos na Secretaria de Administração Penitenciária ficaram abaixo do previsto (-14,3%).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x