5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > Brasil próximo das 30 mil mortes

Brasil próximo das 30 mil mortes

02/06/2020 05h57 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Brasil próximo das 30 mil mortes Foto: Divulgação

Em meio à reabertura, país vê aceleração no número de casos e óbitos

O Ministério da Saúde informou, ontem (01), que o Brasil havia chegado a 29.937 mortes pelo novo coronavírus. Desta forma, a marca de 30 mil óbitos deverá ser superada hoje. Um número assustador e que ainda deve crescer, de acordo com especialistas. Mesmo nas atuais condições, governadores e prefeitos de diversas localidades começaram a flexibilizar a quarentena e permitir o funcionamento de serviços não-essenciais.
No dia 01 de maio, o país registrava 6.402 mortes e 92.202 casos da doença. Um mês depois, temos quase 30 mil mortes e mais de 520 mil casos. Ou seja, em um espaço de 30 dias, os números quintuplicaram, demonstrando que a pandemia está longe de ser controlada no Brasil.
A aceleração da pandemia colocou o Brasil no segundo lugar do ranking de países com mais casos do novo coronavírus, perdendo apenas para os Estados Unidos. Além disso, o Brasil ocupa hoje o quarto lugar mundial em número de mortes causadas pela doença, que já se tornou a principal causa de mortes no Brasil.
Em maio, 23.402 mortes foram causadas pela doença. Em segundo lugar, vem o câncer, com 18.642 mortes no mês. Bem distante, no terceiro lugar, está derrame e aneurisma, com 8.703 mortes e o enfarto com 8.190 óbitos aparece em quinto lugar. Os dados são do Datasus.
Em estudo, a Fiocruz indica que, mesmo com a restrição parcial ou total, o coronavírus continuará circulando e qualquer nível de relaxamento resultará em aumento de casos e mortes. Segundo os pesquisadores, sem uma vacina ou medicamento para Covid-19, as medidas de distanciamento social serão necessárias por alguns períodos até 2024.
Porém, além da reabertura gradual do comércio, também começamos a observar a realização de protestos com aglomerações por parte de agrupamentos políticos, tanto apoiadores como críticos ao governo Bolsonaro, o que se torna uma forma potencial de disseminação rápida da doença. A ver como será o comportamento da curva nos próximos dias.
SÃO CARLOS – A cidade tem 157 os casos positivos para a doença, com cinco mortes confirmadas. Estão internadas neste momento 14 pessoas, sendo 10 adultos na enfermaria (6 positivos e 4 suspeitos); 3 na UTI adulto (2 positivos, sendo 1 de outro município e 1 caso suspeito). Na enfermaria infantil 1 criança está internada com suspeita da doença. 8 pessoas com resultado negativo para COVID-19 permanecem internadas. A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS continua em 16,7%.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x