25 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Brasil

Jornal Primeira Página > Notícias > Brasil > STF absolve João Paulo Cunha de lavagem de dinheiro no mensalão

STF absolve João Paulo Cunha de lavagem de dinheiro no mensalão

13/03/2014 20h17 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
STF absolve João Paulo Cunha de lavagem de dinheiro no mensalão

O Supremo Tribunal Federal (STF) revogou nesta quinta-feira, 13,  por 6 votos a 4 a condenação do ex-deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) por lavagem de dinheiro no julgamento da ação penal do mensalão.

 

Cunha, que também foi condenado por peculato e corrupção passiva no julgamento do mensalão, escapa de cumprir pena em regime fechado com a decisão do Supremo, que acolheu o recurso, chamado de embargo infringente, contra a condenação por lavagem.

Assim, o ex-parlamentar, que era presidente da Câmara à época do escândalo e, segundo o STF, recebeu dinheiro para assinar contrato entre a Casa e uma agência de publicidade, fica condenado a 6 anos e 4 meses de prisão, o que lhe dá o direito de cumprir a pena em regime semiaberto.

O mensalão foi um esquema de desvio de dinheiro público para a compra de apoio político no Congresso Nacional durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Também nesta quinta, por 6 votos a 3, o STF acolheu o recurso de João Carlos Genu, assessor do falecido deputado pelo PP José Janene.

Já o recurso contra a condenação por lavagem de Breno Fischberg, ex-sócio da corretora Bônus Banval, usada para lavar dinheiro do esquema, foi rejeitado pelos ministros da Corte por 7 votos a 4.

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x