22 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > 1º de Maio, Festa de São José Operário e aniversário natalício do pároco da Paróquia São José

1º de Maio, Festa de São José Operário e aniversário natalício do pároco da Paróquia São José

São José, Esposo de Maria e Pai adotivo de Jesus, tem a virtude de proteger a Família de Nazaré e é exemplo de homem trabalhador

04/05/2024 08h09 - Atualizado há 3 semanas Publicado por: Redação
1º de Maio, Festa de São José Operário e aniversário natalício do pároco da Paróquia São José

A Igreja Católica celebrou neste 1º de maio, o dia de São José Operário.

São José, Esposo de Maria e Pai adotivo de Jesus, tem como sua grande virtude a capacidade de proteger a Família de Nazaré e o exemplo de homem trabalhador.

Neste mesmo dia, a  Diocese de São Carlos  comemorou o aniversário natalício do pároco da Paroquia São José, padre José Edmilson Santos, também conhecido carinhosamente por padre Edi.

A FESTA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO

No ano de 1955, o Papa Pio XII instituiu a festa de “São José Operário” para dar um protetor aos trabalhadores e um sentido cristão à “festa do trabalho”. Uma vez que muitas nações celebram tal festa em 1º de maio, na presença de mais de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: “Viva Cristo trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa!”, o Papa deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré.

São José é invocado também como o padroeiro dos carpinteiros. Na arte cristã ele é representado tendo um lírio na mão, representando a vitória dos santos. Algumas vezes ele aparece também com o menino Jesus ou nos braços, ou ensinando a Ele a profissão de carpinteiro.

Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. Pode-se ver as citações nos livros de Mateus Capítulos 1 e 2, e em Lucas 1 e 2. Na Bíblia, São José é apresentado como um justo. Mateus, em seu Evangelho, descreve a história sob o ponto de vista de José. Já Lucas narra o tempo de infância do menino Jesus contando com a presença de José.

PADRE JOSÉ EDMILSON SANTOS

Padre Edi nasceu em primeiro de maio de mil novecentos e sessenta e quatro. Filho de José Pereira dos Santos e Helena Bezerra da Costa, Padre Edi é o quinto filho de quinze irmãos.

De uma família muito católica e temente a Deus, coube a seus pais a missão de plantar no coraçãozinho de cada pequenino daquela família, o amor a Deus e a Virgem Santíssima.

Ainda criança, aos domingos, suas irmãs se reuniam para brincar de casinha, cada qual com sua boneca, ele sempre por perto, queria entrar na brincadeira, pois dizia: “ eu sou o padre e vou batizar as bonecas!” , já era o Espírito Santo de Deus que falava em seu coração, mostrando a linda missão que teria ao longo de sua vida.

Padre Edi logo que conheceu os livros, se apaixonou pela leitura e pelos estudos.

Em mil novecentos e noventa e oito,  foi ordenado presbítero , posteriormente fez Mestrado em Direito Canônico e Doutorado.

Atualmente, Padre Edi cursa Bacharelado em Direito na Unicep, tendo participado da minha Banca de TCC sobre o Tema: O Direito Canônico e a Nulidade Matrimonial.

 

Deus abençoe você!

 

Missão Consagra-te

Gisele Botega

Historiadora e Bacharel em Direito com Especialização em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x