21 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > 446 crianças são vacinadas no Dia D contra pólio em Itirapina

446 crianças são vacinadas no Dia D contra pólio em Itirapina

12/06/2013 11h04 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
446 crianças são vacinadas no Dia D contra pólio em Itirapina

A cidade de Itirapina deve vacinar até o dia 21 de junho 796 crianças com idades entre seis meses e cinco anos de idade contra a poliomielite ou paralisia infantil. No último sábado (8) aconteceu o Dia D da campanha em todas as cidades e Itirapina atingiu 56,03% da meta para este ano estipulada pelo Ministério da Saúde.

 

De acordo com Egliane Afonso, enfermeira responsável pela vacinação do Centro de Saúde de Itirapina, esse número é bom e mostra a atenção dos pais em levarem seus filhos para a imunização. Ela cita que essa é uma porcentagem boa da meta, já que existem muitas crianças na zona rural da cidade e esta ainda não foi percorrida pelas agentes de saúde.

A campanha se estende até o dia 21 de junho e a previsão é que a meta seja 100% atingida em Itirapina. “A gotinha é importante para que a paralisia infantil continue erradicada no país e os dados estatísticos permaneçam zerados”, ressalta.

A vacinação pode ser realizada em qualquer unidade de saúde do município, segundo Egliane. Ela lembra que a equipe também faz durante a campanha a atualização da carteirinha de vacinação. “Mães têm trazido os filhos para a vacinação contra a paralisia infantil, mas acabam atualizando o calendário de vacinas das crianças também. Tem mães que levam os filhos menores de seis meses de idade ou maiores de cinco anos, que não entram na campanha, para tomar as vacinas que faltam nas carteirinhas. O movimento das unidades de saúde está grande”, comenta a enfermeira.  

 

VACINA – Não existe tratamento para a poliomielite e a prevenção é somente por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

A vacina é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina –, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x